terça-feira, 21 de julho de 2015

Syren: Heavy Metal no Melhor Sentido da Palavra!



Um livro não se julga pela capa, e nem um álbum, vinil ou CD, mas o impacto positivo da belíssima e totalmente "Heavy Metal", arte da capa escolhida pelos cariocas do Syren para seu segundo full-lenght, "Motordevil", já abre uma expectativa bem grande e o ouvinte espera um Heavy Metal empolgante, pois a arte remete àquelas maravilhosas capas do Judas Priest e Dio, por exemplo.

Com uma temática que também lembra HQs, mais precisamente o Motoqueiro Fantasma, o álbum realmente confirma as expectativas geradas pela ótima apresentação da capa, e o que o Syren pratica é um Metal pesado, empolgante, e de certa forma direto. Como referência pegue o trabalho de Rob Halford em sua banda solo, além de também de, tanto na parte sonora quanto em vários momentos na linhas vocais, lembra o nosso Mário Pastore, mais especificamente dos seus dois trabalhos com a banda Pastore (geralmente a gente lembra de referências de fora do país), e o mestre Bruce Dickinson. Essas características são percebidas já no duo inicial, com as ótimas “Rebellion” e “Fighter”, as quais possuem tudo que esperamos ouvir no Metal: pegada, cozinha pesada, riffs, melodias e refrões marcantes, vocal que se impõem e grande trabalho de guitarras.




Além dos citados Halford e Pastore, logicamente podemos encontrar outras referências, como Black Sabbath e o próprio Judas Priest, e de gerações mais recentes, como o Pantera, além de Savatage, que está bem presente nos riffs e melodias da “The Power of Something”, cujo riff principal no refrão lembra algo da “Gutter Ballet”, e com peso e melodia perfeitos, aliás, vale ressaltar que o Syren soube inserir boas doses de melodia entre o peso da cozinha e dos riffs, em intervenções sempre bem sacadas, ou seja, o som é de certa forma pesado e direto, porém não é “reto”, por conta dessas melodias e algumas trocas de andamento bem distribuídas, seja em faixas mais tradicionais, ou em algumas com sonoridade mais atual, como a faixa título, “Motordevil”, que tem algo do Pantera do “Cowboys From Hell” nos riffs iniciais, para depois também flertar com o Heavy Tradicional de Judas e Iron, e a “My Shadow, My Dear Friend”, também com algumas incursões mais modernas, como alguns “screaming vocals”.

 
Um álbum de Metal atual, pesado e cativante, daqueles que dá gosto ouvir do início ao fim, e, conforme comentei no início, já na apresentação da capa traz aquela identidade, aquela marca, que se o cara vê já diz: “Isto aqui é um álbum de Heavy Metal!”. Nem precisa escrever na capa, assim como no primeiro álbum da banda, intitulado “Heavy Metal”. É Metal que você quer ouvir? “Motordevil” é uma excelente pedida.

Resenha: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Banda: Syren
Álbum: "Motordevil" (2015)
País: Brasil
Estilo: Heavy Metal
Selo/Gravadora: Shinigami Records
Assessoria: Metal Media
Syren no Facebook 
Contato e merchandising syrenmerchan@gmail.com

Compre o álbum

Line-up:


Luiz Syren - Vocals
Guilherme De Siervi - Guitars
Mauricio Martins - Bass Julio
Martins - Drums

Track List


1. All aboard
2. Rebellion
3. Fighter
4. The Power of Something
5. Eyes of Anger
6. Stitched
7. Motordevil
8. Long Road
9. My Shadow, My Dear Friend
10. You’re Gonna Die
11. The Prophecy of Marduk
 


Nenhum comentário: