sábado, 21 de novembro de 2015

Def Leppard: Buscando Resgatar os Bons Tempos




O Def Leppard é uma banda a qual conquistou muitas marcas consideráveis, em termos de visibilidade e vendas, tendo um reconhecimento em nível mundial. A carreira marcada por muito trabalho e sucesso, também sofreu com tragédias como o acidente do baterista Rick Allen no final de 84, onde acabou perdendo um braço (a banda iria apresentar-se no Rock In Rio no ano seguinte, e acabou sendo substituída pelo Whitesnake), e depois a morte de Steve Clark, em 1991, vítima de complicações devido seus problemas com o álcool, um grande choque para a banda, e também uma grande perda em termos musicais, pois Clark era o lado mais da pegada da dupla de guitarras do Leppard, e ainda, mais recentemente, Vivian Campbell (que entrou na banda para assumir as guitarras ao lado de Phil Collen), anunciou a sua luta contra o câncer. É, a vida de astros não é só fama e sucesso, também são humanos.

Bom, mas voltando ao presente, o Def Leppard acaba de lançar seu novo álbum, simplesmente intitulado "Def Leppard", e depois do sucesso estrondoso dos seus primeiros anos, principalmente a partir do álbum "Pyromania", fechando uma trinca com "Hysteria" e "Adrenalize" (dois álbuns que marcam de vez o estilo da banda, mixando o Hard com Pop e AOR, além de efeitos eletrônicos, sendo que "Hysteria" também marca a volta da banda, após o acidente de Rick Allen, que teve de reaprender a tocar praticamente, adaptando um kit de batera eletrônica), a banda seguiu lançando álbuns, tendo alguns altos e baixos, mas ainda colecionando alguns bons hits, porém ainda continuavam devendo um trabalho que fosse novamente uma unanimidade entre os fãs.

"Def Leppard" busca resgatar os bons momentos, trazendo o som que caracterizou a banda, ou seja o Hard flertando com o Pop e com altas doses de melodia e refrãos pegajosos. Para toda com tantos anos de estrada, sempre há aquele desafio de manter-se relevante e soar atualizado, e enquanto muitas bandas não conseguiram passar com sucesso esse processo, outras muitas lograram êxito, e o Leppard, ao meu ver, está há um bom tempo num meio termo, não chega a decepcionar por completo, mas também não consegue empolgar e trazer um álbum acima do mediano.


Pois bem, este novo álbum, após sete anos em material fresco, traz uma melhora considerável e alguns momentos muitos bons, e encontramos nele a sonoridade característica que a banda iniciou em "Pyromania" e consolidou em "Hysteria" e "Adrenalize", e, embora muitos fãs aguardassem um "Pyromania II", o álbum, embora traga sim momentos que lembrem o álbum do hit "Photograph", fica mais na região dos dois seguintes, mas também traz à tona suas influências do Classic Rock, com resultados bem animadores.

A banda peca em alguns momentos, principalmente onde acabou apostando em algumas coisas que não funcionam mais atualmente, e soam datadas, como a abertura com "Let's Go", que tem uma levada parecida com "Let's Get Rocked", além de ser um pouco morna também, e acredito que a melhor escolha teria sido abrir o álbum com "Dangerous", essa sim, bem mais dinâmica, num estilo mais Hard e com aqueles refrãos que todo mundo identifica que é o Leppard, com aqueles vocais harmonizados, e lembra aquela linha "Photograph", um dos destaques imediatos e dá uma animada bem legal depois da abertura morna.


"Man Enough", mostra a conhecida admiração da banda pelo Queen, numa levada bem no estilo "Another one Bites to Dust", com a linha de baixo bem destacada e funkeada, faixa legal, mas com uma letra esquisita: "Are you man enough to be my girl?", fica a critério de cada um interpretar!
"We Belong" é uma balada de respeito bem agradável, coisa que eles sempre fizeram muito bem, flertando com o AOR e Pop, mas não tão açucarada como "Love Bites", por exemplo; "Invincible" tem uma pegada bem Hard no riff principal, acompanhado por melodias bem marcantes e levada agradável, assim como o refrão.

"Sea of Love" traz aquele ar de Hard Rock mais "festivo", enquanto que "Energized" tem um andamento mid-tempo, apresenta efeitos eletrônicos, e o flerte com o Pop Rock, na linha de "Hysteria"; "All Time High" é outra mais Hard, simples e em um andamento mais acelerado; "Battle of my Own" é um dos melhores momentos, trazendo à tona as características setentistas, e outra das inspirações da banda, o Led Zeppelin, com guitarras acústicas, orquestrações e um "q" meio psicodélico, pena ser curta.

 
"Broken 'N' Brokenhearted" é outro Hard competente e dinâmico, numa linha bem Hard 80's; "Forever Young" também é outro Hard, soando mais legal que a anterior, e tem uma levada mais radiofônica, naquela linha do Hard Norte Americano estilo Bon Jovi; "Last Dance" é uma balada acústica, com uma levada meio Country, meio melancólica, que ficou bem interessante; "Wings of an Angel" é outra que se destaca, acima da média, traz mais peso, guitarras num estilo meio "moody" e os coros hamonizados que são marca registrada do Leppard.


"Blind Faith", também é muito boa, e ao lado da faixa anterior fecham muito bem o álbum, com vocais cheios de feeling, meio bluesy, iniciando acústica e com orquestrações, para ganhar mais dinamismo e peso no refrão. Tem muito de Led e Beatles nesta canção, e aí você se pergunta o porque deles não terem feito mais canções nesse estilo, evidenciando mais as suas influências dos anos 60 e 70, e deixando um pouco de lado alguns Hards/Pop mais mornos e descartáveis que estão no álbum.




Um álbum que traz bons momentos, principalmente quando a banda se envereda pelas suas influências do Classic Rock, naqueles Hards estilo do "Pyromania", e também nos melhores momentos da fase mais "radiofônica" com "Hysteria", fato é que podemos sentir que a banda ainda tem lenha para queimar, e se "Def Leppard" ainda não foi o álbum que os fãs esperavam, já traz muitas notícias boas, com mais pontos positivos do que negativos, e momentos muito bons como em "Dangerous", "We Belong", "Battle of My Own", Wings of an Angel" e "Blind Faith", ofuscam as faixas mais mornas e descartáveis.

Texto: Carlos Garcia

Ficha Técnica:
Banda: Def Leppard
Álbum: "Def Leppard" (2015)
País: Inglaterra
Estilo: Hard
Selo: Licenciado para o Brasil para Shinigami Records

Acesse os canais oficiais da banda:
Site Oficial
Youtube
Facebook
Spotify

Quer ganhar um presentão? O Natal está chegando, então a gente vai sortear dia 15 de dezembro uma cópia de "Def Leppard" e ainda uma camiseta do Road. No link de divulgação da promoção na nossa fanpage você, além de curtir as páginas da Shinigami e do Road no FB, escreva a palavra secreta "PyroHysteria" nos comentários do post da promoção na nossa fanpage! Boa sorte and Let's get Rocked!


Line-Up:


Joe Elliot (vocais)
Phil Collen (guitarra)
Vivian Campbell (guitarra)
Rick Savage (baixo)
Rick Allen (bateria)



Track-List


01 - Let's Go - 5:01
02 - Dangerous - 3:26
03 - Man Enough - 3:54
04 - We Belong - 5:06
05 - Invincible - 3:46
06 - Sea Of Love - 4:04
07 - Energized - 3:23
08 - All Time High - 4:19
09 - Battle Of My Own - 2:42
10 - Broke 'n' Brokenhearted - 3:17
11 - Forever Young - 2:21
12 - Last Dance - 3:09
13 - Wings Of An Angel - 4:23
14 - Blind Faith - 5:33











Nenhum comentário: