domingo, 13 de dezembro de 2015

Masterplan: O Sonho Continua Bem Vivo



O Masterplan começou sua história quando Roland Grapow e Uli Kusch separaram-se definitivamente do Helloween, ganhando até um status de "supergrupo", pois reunia músicos de com destaque no cenário metálico, inclusive alguns nomes relativamente novos, mas que já vinham recebendo atenção, como o tecladista Janne Wirman (Children of Bodom, logo substituído por Alex Mackenrott devido seus compromissos com sua banda principal)  e o vocalista Jorn Lande, que já contruia carreira como umas das grandes vozes atuais do Heavy Metal, com seu timbre e estilo muito comparado a gigantes como David Coverdale e Dio, e ainda o baixista Jan S. Eckert (Iron Savior) completou o time. 

O álbum de estreia, "Masterplan" (2003), foi muito bem, fazendo jus à expectativa gerada pelo naipe de qualidade dos músicos envolvidos, destacando músicas fortes, que mesclavam peso e melodia, mixando o Heavy, Hard e Power Metal, como "Spirit Never Die", "Enlighten Me", "Crystal Night", "Soulburn" e "Heroes", numa linha que lembrava bastante o Power Melódico do Helloween, inclusive trazendo a participação de Mike Kiske (que até chegou a ser convidado a entrar na banda no início).


Porém o excelente e promissor começo (com "Masterplan" e "Aeronautics"), foi atrapalhado por diversas mudanças de formação, incluindo a troca nos vocais, sendo que Jorn, após dois álbuns, deu lugar a Mike DiMeo, que durou pouco no posto (entre 2007 e 2008, tendo gravado o álbum "MK II", que também trazia Mike Terrana substituindo Kusch), dando lugar ao retorno de Jorn, e a banda solta "Time to Be King" (2010).

Mas aí novas mudanças, e sem a banda realmente conseguir manter a mesma solidez inicial, porém, mesmo com mais trocas de membros, com a saída de Jorn, Terrana e Jan, Grapow remonta a banda, agora com os vocais de Rick Altzi (Thunderstone, At Vance), o experiente baixista Jari Kainulainen (Stratovarius) e o batera Martin Skaroupka (Cradle of Filth), e um novo álbum toma forma, ganhando o apropriado título de "Novo Initium" (2013), mostrando que Grapow não entregaria os pontos muito fácil e manteria o sonho vivo.


A nova formação vem se mostrando bem consistente, com Rick Altzi sendo uma aquisição muito boa, pois seu estilo vocal também possui um linha similar à do Jorn Lande, inspirado em vocalistas seminais do estilo,e marcando essa nova fase, a banda lançou "Keep Your Dream Alive", CD e DVD ao vivo, durante a tour de "Novo Initium".

O pacote duplo, lançado em edição nacional pela Shinigami Records, traz o CD com a gravação do show completo no Masters of Rock 2013 (República Tcheca), e o DVD traz o mesmo show, além de extras, destacando apresentação no Wacken 2014 e mais trechos do Prog Power (USA) e Midi Festival de Shangai, além dos vídeos oficiais da banda.

O material é muito bom, com excelente qualidade de áudio e vídeo, mostrando uma banda que passa por um nova e revigorante fase, com bom entrosamento em palco. O que dá pra perceber, é que ainda a banda precisa mostrar que é capaz de lançar um álbum à altura da estreia, pois as canções mais festejadas pelos fãs e que mais se destacam, são as daquele trabalho, ocupando boa parte do set-list (das treze músicas do show no Masters of Rock, seis são do debut "Masterplan"), mas isso não chega a ser preocupante, pois acredito que a banda vai ser capaz de produzir um material de qualidade, mas sem tentar olhar para comparações com o excelente disco de estreia, e além disso, montou um set-list muito forte com os 5 álbuns que possui.


O destaque fica por conta mesmo do Show principal, no Masters of Rock, com treze músicas e mais a intro, a banda mantém um set dinâmico e bem balanceado, com bastante energia, peso e melodia, tendo seu alicerce, conforme destaquei, nas canções da aclamada estreia, e faixas como "Enlighten Me", "Spirit Never Die", "Crystal Night", perfeita ao vivo, o tipo de faixa que já nasceu pronta para isso, e a grudenta "Heroes", mas as novas "Betrayal" e "Keep Your Dream Alive" (de "Novo Initium") também mostram-se belas adições ao set, além de "Black Night of Magic", presente somente no CD, mais uma boa faixa do último trabalho, que ganhou mais força ao vivo,  e ainda "Back for My Life" e "Time to Be King" que também são músicas bem recebidas pelo público, mostrando que em cada álbum, apesar do altos e baixos, Grapow e seu Masterplan criaram uma coleção de faixas de respeito.

Os extras são também bem legais, principalmente o do Wacken, em um palco menor, onde temos aí 5 músicas e mais cenas da banda pós o show. E a "Black Night of Magic", que no show principal está só no CD, aqui podemos conferi-la ao vivo no Prog Power.

Um excelente material, pacote de primeira linha, com vários atrativos para os fãs da banda, além de ser uma ótima forma de apresentar o trabalho do Masterplan até aqui para novos fãs.


Texto: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica:
Banda: Masterplan
Álbum: "Keep Your Dream Alive"
Estilo: Heavy Metal/Power Metal

Audio-CD:
1. Enlighten Me
2. Spirit Never Die
3. Lost And Gone
4. Crystal Night
5. Betrayal
6. Crimson Rider
7. Back For My Life
8. Time To Be King
9. Keep Your Dream Alive
10. Heroes
11. Soulburn
12. Kind Hearted Light
13. Crawling From Hell
14. Black Night Of Magic



DVD:
Main Part: Masters Of Rock Show
1. Intro
2. Enlighten Me
3. Spirit Never Die
4. Lost And Gone
5. Crystal Night
6. Betrayal
7. Crimson Rider
8. Back For My Life
9. Time To Be King
10. Keep Your Dream Alive
11. Heroes
12. Soulburn
13. Kind Hearted Light
14. Crawling From Hell


Extra 1: Wacken Show
1. Special: Wacken
2. Heroes
3. Keep Your Dream Alive
4. Crystal Night
5. Soulburn
6. Spirit Never Die



Extra Track 2: Asia
1. Special: Asia
2. Soulburn
3. Heroes

Extra Track 3: Atlanta
1. Special: Atlanta
2. Black Night Of Magic

Extra Track 4: Official Videos
1. Enlighten Me
2. Back For My Life
3. Lost And Gone
4. Time To Be King
5. Keep Your Dream Alive




Nenhum comentário: