quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

W.A.S.P.: "Dominator" - Peso, Melodia e Personalidade (Relançamento)


Abrindo uma série de relançamentos dos álbuns do W.A.S.P. (que agora possui contrato com o selo austríaco Napalm Records), inclusive alguns pela primeira vez em edição nacional,  a Shinigami Records, que já soltou no mercado "Golgotha" (leia matéria AQUI), o mais recente trabalho dos norte americanos, disponibiliza o ótimo "Dominator", lançado originalmente em 2007. Uma ótima oportunidade de adquirir o álbum em edição nacional, o que significa uma boa economia, além de também de apresentar e disponibilizar um material de qualidade a novos fãs.

"Dominator" é um álbum com conteúdo lírico forte,  ainda sob influência do terrível atentado do 11 de setembro, com críticas ao sistema político e ao imperialismo Norte Americano e as táticas de "bully" que impõe, além da decepção com os rumos tomados e arrogância do então presidente dos EUA, G. Bush, e alguns aliados, que sob a suposta intenção de combater e punir atos de terrorismo, acabaram gerando conflitos como a Guerra do Golfo, onde muitas coisas não foram bem claras, além de subjugar países menores e menos influentes (preste atenção na metafórica "Mercy", que abre o álbum).


Mas acima de tudo é um álbum com composições muito boas, apresentado aquele Heavy Metal que por vezes flerta com o Hard, com muita melodia e bons refrãos. É o W.A.S.P. que foi moldando-se a partir de "Headless Children", pois a partir de que Blackie Lawless começou a mudar sua forma de ver as coisas, um crescimento natural de qualquer ser humano (ou que pelo menos todos deveriam ter), e por consequência, a banda sendo uma extensão da personalidade de seu mentor, também evoluiu musicalmente.

O timbre peculiar da voz de Lawless, o coros e o Heavy Metal com músicas carregadas de melodias, refrãos marcantes, características marcantes do W.A.S.P. estão presentes, além de uma banda extremamente competente, e como Lawless mesmo diz, com os melhores músicos que o grupo teve desde seu início, sendo que dessa formação somente o baterista Mike Dupke recentemente se desligou por motivos pessoais. 


Peso e melodia é o que já se houve em "Mercy" (que comentei antes, onde Lawless fala sobre a questão de um grande país subjugar os menores), que começa com riffs "cavalares" e uma melodia marcante da guitarra, e assim que entra o vocal, já se reconhece que é W.A.S.P., algo que um seleto grupo pode dispor, a tal "personalidade"; "Long, Long Way to Go" traz crítica explícita à Bush e a guerra pelo petróleo, em uma música feroz, traduzindo o sentimento de Lawless, com grande trabalho de bateria de Dupke, além de solos matadores de Doug Blair, aliás, um detalhe marcante no álbum são os solos bem em destaque.

São nove faixas muito boas, mas destaco "The Burning Man", com trabalho muito bom nas melodias de guitarra, base cavalgada, arranjos de teclado (simulando um hammond) também aparecem, e além do refrão pra lá de pegajoso (sem falar nos "oh oh oh", perfeitos para cantar junto ao vivo), Blair destila mais um belo solo.


E o grande momento  "Heaven's Hung in Black", aquela típica Power Ballad que Lawless sabe fazer tão bem, dando a dramaticidade que o tema da letra precisa, onde ele pegou a ideia de um discurso do presidente Lincoln, onde ele fala sobre a batalha de Gettysburg, onde 10 mil homens foram mortos, e a frase "Surely tonight the heavens are hung in black" serviu de inspiração para Lawless criar a história sob a visão de um soldado durante a guerra no Iraque, em algum lugar entre a vida e a morte. Vale também mencionar a "Deal With the Devil", bem rock and Roll tradicional e com participação de Darrel Roberts (ex W.A.S.P. e Five Finger Death Punch) na guitarra, fechando o álbum de forma mais leve, depois de um álbum com conteúdo mais tenso.

Um álbum bem balanceado, forte, com peso e melodia, um trabalho muito consistente desta verdadeira instituição chamada W.A.S.P., comandada por Blackie Lawless, uma figura de destaque na história do Metal, sem dúvida. Se não tem o álbum, aproveite a oportunidade de adquiri-lo agora, ao novo fã, fique atento a estes relançamentos! 

Texto: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação


Banda: W.A.S.P.
Álbum: Dominator (2007) relançamento
País: Eua
Estilo: Heavy Metal
Produção: Blackie Lawless
Selo: Napalm Records/Shinigami Records


Banda:
Blackie Lawless: Vocais, Guitarra e teclados
Mike Duda: Baixo
Mike Dupke: Bateria
Doug Blair: Guitarra




Track List
1. Mercy
2. Long, Long Way To Go
3. Take Me Up
4. The Burning Man
5. Heaven's Hung In Black
6. Heaven's Blessed
7. Teacher
8. Heaven's Hung In Black (Reprise)
9. Deal With The Devil

Nenhum comentário: