segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Sailing to Nowhere: Navegando em Busca do Seu Espaço



Algo que me chamou atenção logo de início neste debut dos italianos do Sailing to Nowhere, foi o trabalho das guitarras, tanto nos riffs como nos solos, assim como a pegada da bateria e baixo, pois muitas bandas de Power Metal ou Symphonic Metal acabam dando muito ênfase nas orquestrações e acabam aliviando demais no peso que o Metal precisa, e da importância das guitarras para este estilo musical. (Read This Review in English)

Com influências que passam por Avantasia, Edguy e Gamma Ray, além de elementos do Hard Rock e Metal Tradicional, a banda traz um interessante trabalho de estreia, destacando o trabalho da dupla de guitarristas, sempre apresentando bons riffs e solos, além de bases sólidas e que garantem o peso.

Os teclados também são bem colocados, nunca exagerando, oferecendo climas e melodias agradáveis, além de alguns solos e duetos com as guitarras. A sessão rítmica é competente e cumpre seu papel, valendo-se de peso, mas também de velocidade quando preciso. E a dupla de vocalistas proporciona duetos bem interessantes, com o timbre mais "rasgado" de Marco fazendo contra ponto a voz melodiosa de Veronica (que deixou a banda,dando lugar a Federica Garenna).


"No Dreams in My Night" (gostei bastante das guitarras e teclados aqui) e "Big Fire" (mesclando partes bem melodiosas a partes mais pesadas e Power) abrem o álbum muito bem, onde o ouvinte pode notar o que destaquei de início, o trabalho bem destacado das guitarras, com riffs marcantes, e são músicas que trazem mais evidentes o seu lado Power Metal e as influências do Metal Tradicional, principalmente nas "twin" guitars; "Fallen Angel" dá uma acalmada, sendo uma balada com teclado climático, melodias acústicas nas guitarras, mas que depois cresce, ganhando também velocidade.

"Lovers on Planet Earth" é muito legal, uma "power ballad", com melodias pegajosas ao teclado e guitarras, e aqui os duetos vocais tem um momento muito bom, com Veronica soltando mais sua voz. Destaco também o refrão, meu preferido do álbum. 

"You Wont Dare" traz um andamento mais épico, e acredito que traz à tona as influências mais tradicionais da banda; "Strange Dimension", com seu andamento mais lento, também tem riffs e guitarras gêmeas que remetem ao lado mais tradicional do Metal.

"Sailing to Nowhere", faixa homônima ao nome da banda, também é um dos destaques, com uma boa mescla de melodia e peso, andamento bem empolgante e ótimos riffs, com as guitarras e a voz de Veronica se sobressaindo, e mais um grande refrão. Temos aqui mais um "earworm".


"Sweet Rain" é uma bela balada, destacando o teclado e doces vocais de Veronica, e fecham com uma versão para "Left Outside Alone" (Anastacia), e embora não ser novidade bandas de Power Metal e Metal Melódico fazer versões para músicas pop ou power pop, achei bem legal a versão.

Um boa estreia, com momentos ótimos (como em "No Dreams...", "Lovers..." e "Sailing..."), e parabenizo o grupo por não descuidar de manter o peso e a pegada que o Metal precisa, inclusive dando bastante ênfase aos riffs. Um banda com potencial, que com alguns ajustes e experiência vão chegar a uma uniformidade maior e criar uma personalidade mais forte para sua sonoridade.


Resenha: Carlos Garcia

Ficha Técnica:
Banda: Sailing to Nowhere
Álbum: To the Unknow
País: Itália
Estilo: Melodic Power Metal
Selo: Bakerteam




Banda:
Marco Palazzi - Vocals
Veronica Bultrini - Vocals (atualmente Federica Garenna ocupa os vocais)
Andrea Lanzillo - Guitar
Valentina De Iuliis - Keyboards
Carlo Cruciani - Bass
Giovanni Noe' - Drums

Track List
1. No Dreams In My Night

2. Big Fire
3. Fallen Angel
4. Lovers On Planet Earth
5. You Won't Dare
6. Strange Dimension
7. Sailing To Nowhere
8. Sweet Rain
9. Left Outside Alone (Anastacia Cover)


Line up já com Federica, frontwoman loiraça!


Nenhum comentário: