segunda-feira, 11 de abril de 2016

The Brainwash Machine: Música Para Todos Os Gostos




Apesar de ter um grande número de seguidores, o Prog Metal, em partes, ainda causa injustiça para muitos. O vasto abuso técnico e virtuoso, culminando em músicas, na maioria das vezes, longas, acabam causando um pouco de aversão ao não muito aficcionados pelo gênero, mais isso, sem hipocrisias, não tira os desmerecimento dos músicos, pois o estilo demanda qualidade e apuro técnico, o que geralmente também imprime uma qualidade ímpar nas canções. E é em cima disso que os colombianos do The Brainwash Machine, de Bogotá, apostam no seu segundo trabalho, “A Moment Of Clarity”. 

Pra quem apreciou “Modern Day Sisyphus” (2011), vai ver, praticamente, uma continuação no sucessor, evoluindo a visão musical do sexteto, tornando este segundo trabalho ainda melhor que o anterior, mantendo, desde sempre, o instrumental cheio de peso (com riffs abrasivos) e ótimas variações rítmicas, não escondendo, claro, a genialidade técnica, que são pincelados de elegância e harmonia. Sobre o tempo de duração? Bom, as durações das faixas não são muito longas, na casa dos 5 e 6 minutos, dando pra ouvir o disco numa boa. 


A produção, mais uma vez, ficou sob a batuta de Jorge Arango e Álvaro Cote (responsável também pela mixagem), junto com Felipe López na masterização. E a sonoridade do disco ficou bem limpa e coesa, colocando peso e melodia nos devidos lugares. A arte gráfica, assinada pela Carolina Gómez, é integrada, mas ousada ao mesmo tempo, nos dando uma visão rápida sobre o disco.

“A Moment Of Clarity” traz, particularmente pra mim, uma analogia diferente dentro do Prog Metal, sabendo usar os pontos técnicos dos instrumentos na sua devida hora, explorando também a raiz do Rock Progressivo dos anos 1970, tornando a audição do disco ainda mais abrangente e clara. 


O disco reserva grandes momentos, começando com “The Brainwash Machine”, que é bem pesada, mas sem deixar a técnica de lado, calcando refinadas melodias de piano e teclado, prevalecendo também a bela interpretação vocal; “I Live In Fear” tem sua base totalmente feita no piano, mas sem deixar o peso vindo das guitarras, fora os ritmos quebrados e o vocal atingindo tons altos; a balada “Spellbound” nos traz levadas simples e ao mesmo tempo deslumbrantes, destacando o fascinante solo de guitarra; “Animal Obsession” é a mais agressiva do disco, com linhas de guitarra abrasivas, lembrando a fase que o Dream Theater teve nos anos 1990; a instrumental “Ex - 1” é curta e direta, mas cheia de cativantes solos de guitarra.


“Manic” mostra todo experimentalismo do sexteto, pegando forte com um instrumental esmagador, perfumado com a essência do verdadeiro Prog Metal; “Dennis” é mais uma instrumental, desta vez mais longa, nos faz ficar presos pelas variações de guitarra, baixo, bateria e teclado, adicionando ótimos arranjos de saxofone, feito por Pablo Muñoz;  a faixa título, “A Moment Of Clarity”, e a mais longa do disco, transita por variações sublimes  e pujantes, com influências de Jazz e vocais emocionantes; “Hellbound” traz novamente aquele clima intenso e veloz a todo instante, postando vocais agressivos pra combinar com o clima da música; “Heal” termina o disco, cheia de passagens pacíficas, comandada pelas elegantes linhas de piano, contendo até influência da MPB.

Disco recomendadíssimo pra quem é aberto a ouvir diferentes tipos de música, principalmente pra quem é fã de Dream Theater e afins.


Rate 8,5/10


Texto: Gabriel Arruda
Edição/Revisão de Texto: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica

Banda: The Brainwash Machine
Álbum: A Moment Of Clarity
Ano: 2014
Estilo: Prog Metal
Gravadora: Ms Metal Records

Assessoria: Ms Metal Agency

Formação

Andrés Ramírez (Vocal)
Diego Ante (Guitarra)

Álvaro Cote (Guitarra)
Manuel Henao (Baixo)
Jorge Arango (Teclados, piano)
Christian Gaitan (Bateria, percussão)


Track-List

01.  The Brainwash Machine (The Pessimist Anthem) 
02.  I Live in Fear 
03.  Spellbound
04.  Animal Obsession
05.  Ex-1 
06.  Manic
07.  Dennis 
08.  A Moment of Clarity
09.  Hellbound
10.  Heal 
 

Contatos




Nenhum comentário: