quinta-feira, 26 de maio de 2016

Entrevista - Losna: O Amargo do Underground Gaúcho

Fala galera que acompanha a Road To Metal, hoje vamos falar sobre a banda de Thrash Metal de Porto Alegre, LOSNA, formada pelo trio Fernanda Gomes (Baixo e vocal), Débora Gomes (Guitarra) e Marcelo Índio (Bateria).

Débora

Marcelo

Fernanda
A Losna vem destilando seu som amargo desde 2004. A banda propaga fúria e violência através de riffs cortantes, baixos alucinados, bateria destrutiva e vocais urrados! Podemos dizer que o som da banda é um Crossover de Thrash Metal, Old School Hardcore e pitadas de Death Metal. “Procuramos extravasar de modo poético, contundente e profano.” O terceiro álbum lançado, intitulado “Another Ophidian Extravaganza”, conta com 11 sons ácidos.


É comum toda banda falar que seu novo álbum é o melhor de sua carreira, em alguns casos é uma afirmação que os fãs e mídia corroboram, mas muitas vezes isso é somente para promover o lançamento. E no caso de “Another Ophidian Extravaganza”, que tem recebido comentários como sendo seu melhor trabalho, qual o sentimento de vocês a respeito disso? Consideram realmente este seu melhor, mais maduro e completo álbum?

Débora- Cada álbum tem sua peculiaridade e marca um registro sonoro que resume bem os momentos da criação. Não necessariamente achamos que o último seja o melhor, mas certamente nos empolgamos com as “novidades”, então dá mais vontade de falar mais sobre ele, de tocar suas músicas, é um apego ao “sabor do momento”...

E quanto a receptividade e a questão de distribuição e vendas do álbum, estão tendo os resultados esperados?

Débora- É impossível falar em vendas quando se trata de uma banda independente como a Losna. Rola algumas vendas de álbuns em shows e através de redes sociais, mas a maioria dos CDs são destinados à divulgação do som mesmo, nada de lucros monetários exorbitantes. Estamos muito longe dos mercenários midiáticos “bem sucedidos”.

Nos falem um pouco mais a respeito da arte da capa e do título do disco. Como surgiu a idéia, e quais os significados?

Fernanda- Gostamos muito do trabalho do Tiago Medeiros, ele transmuta graficamente o nosso som de modo muito bem lapidado. Neste trabalho ele captou a essência demoníaca do espírito absíntico: um misto de morte, caveirismo e liberdade, personificada no elemento central com seu olhar ofídico. A atmosfera ao redor vem complementar com vapores e fumaças esverdeadas os contornos libertinos da mente esquiva do personagem.


A banda Losna sempre recebeu elogios pelo conteúdo lírico, gostaria que vocês comentassem sobre a importância disso em um trabalho e também sobre os temas que a banda gosta de abordar em suas letras.

Fernanda- Nas letras nós costumamos nos inspirar no caos, refletir nosso âmago, expelir frustrações e gritar por revolta... os temas são variados, mas o que há de comum é a violência e a brutalidade. Em Amaro Sapore, por exemplo, abordamos os problemas da exploração em massa, tanto dos animais que engordam no pasto e são abatidos precocemente, quanto da mega exploração agroindustrial que degrada o meio ambiente. Também menciona a fertilização de campos com cadáveres humanos, a exploração do homem comum que precisa trabalhar para viver porcamente restando-lhe apenas sonhar com maravilhas inalcançáveis como carros esportivos de luxo, mansões e fortunas, e enquanto isso, o homem excluído pratica forçosamente o “freeganism” comendo lixo e o ricaço “bem-nascido” não precisa fazer nada para se manter e viver uma vida de rei. Somente um “gangster” consegue ultrapassar os limites e mudar sua condição de vida de pobre para magnata... Só assim existe ascensão.

Já em Serpent Egg, temos a descrição de uma estrutura comum a muitas espécies de animais e que é o símbolo da esperança, da transmutação, ou seja, o ovo. Essencialmente garimpado da ideia do sueco Ingmar Bergman, esse ovo decepciona ao revelar a serpente que nasce de seu interior. Seus olhos fendilhados, suas escamas, seu sangue frio... apocalíptico.

Animal Instinct revela um lado obscuro de um assassino que acredita ter cometido o crime perfeito. É a sensação plena da supremacia que brota na fera, o ato consumado e.... o prazer.

As outras letras, cada qual com a sua temática, também são “malvadas” assim... Gostamos bastante da Back to the Grotto, é sobre a “involução humana” e o cérebro reptiliano...

O que a banda vem buscando para melhorar as questões, de produção musical, promoção e divulgação da banda, e claro, também do espaço para shows? Vejo que a Losna trabalha essas questões, e acredito que muitas bandas passam por mais dificuldades por não encarar a carreira mais profissionalmente, pois sem investimento é ainda mais difícil.

Fernanda- Nós contamos com a assessoria da Débora da Metal Media, juntamente com o seu companheiro, Rodrigo Balan, que é gente do meio underground e faz um trabalho sensacional. Sempre temos ótimos contatos com zines e sites de pessoal engajado, como o Máquina do Metal, por exemplo. E uma coisa vai chamando a outra... esses tempos recebemos o convite para participar de uma coletânea do Cangaço. É assim: um “boca a boca” que funciona!

Já sobre a questão dos espaços pra shows realmente é difícil. Mas vez por outra nos esbarramos em algum “espartano” que organiza com esmero e dedicação, e do jeito que dá alguma coisa e então rola um show... Realmente, não está nada fácil!

Na visão de vocês, o público Metal tem mantido uma fidelidade, apoiando e adquirindo materiais, comparecendo aos eventos? Vemos todos os dias produtores falando a respeito de baixo público em eventos. Na percepção de vocês, quais seriam os grandes empecilhos que as bandas encontram?

Débora- As criaturas levam uma vida virtual, tudo se dá através de uma tela, vivem suas vidas dentro de uma cápsula onde o mundo é perfeito. Penso que não saem para a rua com temor do apocalipse ou de encararem a realidade.

Quais os planos da banda para 2016?

Débora- Já estamos compondo sons novos para o quarto álbum da Losna, faremos uns videoclipes e shows por aí. Mas sempre mantendo o espírito livre e alucinado!

Losna, obrigada pela entrevista, fica aqui o espaço para sua mensagem a todos bangers e leitores da Road To Metal.

Fernanda- Sempre que puderem ter a chance de fazer acontecer não desperdicem energias! Pratiquem suas necessidades primitivas de seres adoradores do que há de melhor neste universo underground. Vandalizem as regras burocráticas, quebrem os paradigmas, lutem pelo seu lugar no oculto e se revelem mesmo que nas sombras.

Débora- Quem quiser sentir nas veias um som amargo e visceral procure pela Losna nas redes sociais, youtube, site: losna.com.br e nos shows da vida por aí...

Fernanda e Débora- Agradecemos a ti Deisi, e a Road Metal por esse espaço gentilmente disponibilizado. Saudações ofídicas e extravagantes!

Nós que agradecemos! O próximo show da banda será no Metal Celebration VII, dia 28-05 no Centro Cultural Marcelo Breunig em Campo Bom-RS.



Entrevista por: Deisi Wolff

Revisão/edição: Renato Sanson

Nenhum comentário: