quinta-feira, 19 de maio de 2016

Visions of Atlantis: Apresentando a Nova Formação e Revisitando o Passado




O Visions of Atlantis é uma banda austríaca, fundada em 2000. A primeira vez que ouvi a banda foi por indicação de um amigo que me disse que eu gostaria devido à sonoridade semelhante ao Nightwish.

Desde a sua fundação, a banda passou por várias mudanças em sua formação.

Em dezembro de 2013, o baterista Thomas Caser anunciou a reunião dos membros fundadores do Visions of Atlantis, retornaram ao grupo Werner Fiedler (guitarra), Chris Kamper (teclados e sintetizadores) e Mike Koren (baixo). Para os vocais foram recrutados Siegfried Samer (da banda Dragony) e a soprano francesa Clémentine Delauney (Ex- Serenity e Ex - Whyzdom). Segundo Thomas a ideia era tentar criar um som próximo ao feito nos dois primeiros álbuns: “Eternal Endless Infinity" ( 2002) e  "Cast Away" ( 2004 ).

Apesar da banda ter realizado vários shows, participando inclusive de festivais,os fãs esperaram quase 3 anos para o lançamento de material com a nova formação. Mas agora a espera acabou com o lançamento do EP "Old Routes - New Waters", O Visions of Atlantis regravou alguns dos seus clássicos para apresentar os novos vocalistas, esta é uma oportunidade para mostrar como o próximo álbum pode soar.



Como eu já conhecia o trabalho da Clémentine Delauney como vocalista feminina do Serenity e também por suas apresentações ao vivo com o projeto Eve’s Apple (o projeto foi extinto em 2013 e contava com várias vocalistas de bandas de Metal Sinfônico ), não tive dúvidas de que seria uma excelente adaptação.

O EP começa com a faixa “Lovebearing Storm” ( canção do primeiro álbum "Eternal Endless Infinity") que logo de cara mostrou-se uma escolha acertada para este trabalho, os vocais de Clémentine soam impecáveis assim como a parte instrumental da qual não notei muitas mudanças. Já na segunda música, “Lost”, a minha favorita da banda, senti certa dúvida se realmente gostei dos vocais de Siegfried, acho que preciso ouvir a versão algumas vezes para ter certeza.

A terceira faixa, “Winternight”, para mim é a mais bonita do EP, bela e suave balada com arranjos orquestrais e piano, onde mais uma vez Delauney tem uma interpretação perfeita. "Seven Seas" é a penúltima faixa do EP, nessa canção a voz de Siegfried me soou mais agradável. E para fechar com chave de ouro a emocionante "Last Shut of Your Eyes" do álbum "Cast Away", esta é a terceira versão para a música e não sei dizer qual delas eu gosto mais ( a segunda foi lançada no EP "Maria Magdalena" de 2011, com Maxi Nil nos vocais).

Clémentine, em cena do novo clipe para "Winternight"

De modo geral as versões não decepcionam, a banda está no caminho certo para fazer um som semelhante ao dos primeiros álbuns. Gostaria de ter ouvido pelo menos uma inédita para sentir o gostinho do que teremos para o próximo álbum. Quem gosta de Visions of  Atlantis não se decepcionará com "Old Routes - New Waters".

Texto: Raquel de Avelar
Revisão e Edição: Carlos Garcia

Banda: Visions of Atlantis
Álbum: "Old Routes, New Waters"
Estilo: Symphonic Metal
País: Áustria
Selo: Napalm Records

Nenhum comentário: