quinta-feira, 23 de junho de 2016

Degola: Soltando Os Demônios no Planalto



  
Ano após ano, o Brasil mostra que o Thrash Metal anda bem servido de bandas,  de norte a sul, leste e oeste, sempre vai um ter alguém praticando esse gênero em qualquer canto do país, tendo, como de praxe, o DNA dos grupos europeus e da bay-area, não esquecendo, claro, do tradicional Big 4. E no meio de tanta sujeira e corrupção na capital do país, eis que os brasilienses do Degola entram em cena novamente com “Tormenta”, segundo trabalho do quarteto. 

Lançado pela Rising Records, Alternate Music e Black Legion, com distribuição da conceituada Voice Music, o Degola faz o ouvinte querer deixar o volume do aparelho de som no máximo em “Tormenta” através de um peso impulsivo e possante com elementos de Hardcore, e isso é caracterizado pelos riffs abrasivos e diretos vindos da guitarra de Wa Farias, dando aquela sensação de sentir socos no estômago a todo o momento. A cozinha, composta por Malcom Macgaren (baixo) e Inaldo Ramos (bateria), também dita as ordens, proliferando toda a fúria presente no disco, tangidos pelas ótimas composições em português, que são altamente expressados pelo Flávio Arrais (vocal). 

Toda gravação e produção vieram do estúdio Cataclismo, sob o comando de Zé Misanthrope (encarregado pela mixagem e masterização) e do próprio Degola. E a sonoridade não podia ser diferente: agressividade que beira ao mais perfeito extremismo. A arte gráfica, feita pelo artista Carlos Fides, do Artside Studio, traduz toda a timbragem do disco, dando-se em conta que o disco é porradaria pura. 

Apesar de o trabalho ser fardado pela rispidez, aqui tudo é feito com muito cuidado. E se o assunto é querer bater cabeça e destruir o que estiver pela frente, “Tormenta” é a receita mais do que indicada para este tipo de ocasião, não precisando apelar para sedução "subornistica" que impera no Planalto de Brasília. 


Já arrastando quarteirão, “Acalmo o Demônio” mostra toda a hostilidade sem limitações com riffs ofensivos e diretos, deixando o demônio mais calmo possível; marchando os mesmos traços, “Vejo Você No Inferno” é carregada pela rapidez e presteza, decifradas pelos refrãos urrados e pela sintonia rítmica, que não deixa a peteca cair em momento algum; “Mais Pesado, Mais Rápido, Mais Agressivo” faz jus ao seu nome, sendo a música que melhor define o disco. E os riffs te jogam contra a parede com tanto, peso, rapidez e agressividade (fazendo um trocadilho com o nome da música); “Maculado” possuem nuances que ora são mais velozes e cadenciados, deixando todo o lado orgânico do quarteto exposto na faixa (prestem atenção nos solos e na parte rítmica); “Ao Acaso” nos traz riffs fascinantes, apostando mais uma vez no pacto veloz e cadenciado, deixando um ar de melodia e feeling nos solos. 

Que o todo ódio do Degola atinja políticos que residem em Brasília. E se alguém estiver te incomodando, coloque o “Tormenta” em seu aparelho e seja feliz.

Texto: Gabriel Arruda
Edição/Revisão: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Degola
Ano: 2016
Estilo: Thrash Metal/Death Core
Assessoria: Ms Metal Agency


Formação
Flávio Arrais (vocal)
Wa Farias (guitarra)
Malcolm Macgaren (baixo)
Inaldo Ramos (bateria)

Track-List
1. Acalmo o Demônio
2. Vejo Você no Inferno
3. Mais Pesado, Mais Rápido, Mais Agressivo
4. Maculado
5. Eu Sou a Peste
6. Aqui o Tempo Todo
7. Tormenta
8. Ao Acaso

Contatos


Nenhum comentário: