terça-feira, 21 de junho de 2016

Sabaton: "Heroes on Tour" - Ótimas Performances e Excelente Produção


 
Os suecos do Sabaton seguem colhendo os frutos do seu sucesso, com seu Power Metal épico e de temática que versa sobre batalhas históricas e temas relacionados. Como eles mesmos gostam de ressaltar, desejam ser mais e mais uma banda que as pessoas amem ver ao vivo, porque eles amam fazer isso, a banda não economiza em empolgação e vibração no palco, fazendo com que a plateia jamais fique parada ou esfrie, além de contar com uma produção de palco com diversos efeitos e surpresas, como réplicas de um panzer alemão e vários detalhes, como capacetes e metralhadoras.

Com o sucesso vêm as críticas geralmente, principalmente quanto a questão da banda fazer um som mais acessível, apostar praticamente na mesma fórmula sem muitas novidades, e até pelas performances e sonoridades "muito felizes", mas é aquele negócio, não gosta, ok, vá ouvir ou assistir outra coisa, e sucesso só faz mal para dor de cotovelo, pois muitas críticas que li sobre a banda, parecem ser de pessoas que se incomodam com isso, de alguém ser bem sucedido. Eu tenho minhas ressalvas quanto a sonoridade do Sabaton, pois não apresentam muitas novidades de álbum para álbum, e às vezes as músicas se parecem bastante em suas estruturas, mas é inegável a seriedade e qualidade com que levam a sua proposta e é sim uma banda ótima para se ver ao vivo.

Sendo uma banda ótima para ver ao vivo, este lançamento, um box com DVD duplo e CD, disponibilizado aqui pela Shinigami Records, traz um excelente material, contendo o show no Wacken 2015 e no Sabaton Open Air do mesmo ano. Em performances bombásticas e carregadas de energia, a banda mantém o público na mão, e até os menos aficcionados dificilmente ficam sem reação, pois é muita vibração.

O DVD 1, com o show no Wacken, inicia com algumas cenas, cheias de bom humor, supostamente com a banda antes de subir ao palco, e a medida que vão sendo convocados para o show, que estava para começar, vão aparecendo em situações engraçadas, como o guitarrista receber uma ligação no celular para se dirigir ao palco, tendo que interromper seu lazer e churrasco de banana (!!??) e ir chamar os demais, inclusive interrompendo Joakim Brodén lendo no banheiro! ha ha ha! 


A performance de palco é irretocável, cheia de energia, com a banda sempre mantendo o público em completa interação, fazendo brincadeiras entre eles nos intervalos das músicas, tomando umas brejas, mexendo com o público (falando nos desafetos, não sei se foi algum fã que fez o cartaz por bom humor, ou alguém que quis zoar com os caras,  ficou segurando um cartaz escrito "Gay Division", mas o certo é que por parte da banda isso foi levado numa boa, pois o cartaz aparece várias vezes), e além do "Metal Battle" da banda, ainda há vários efeitos no palco, tipo o panzer que citei antes. E uma banda sempre entusiasmada e bem humorada manda seu Power Metal cheio de refrãos grudentos, como "Ghost Division", "Caroulus Rex", "Swedish Pagans", "Primo Victoria" e o tradicional final com "Metal Crüe". No final, bônus com cenas do evento onde a banda apresentou a sua cerveja, cujo fabricante foi escolhido por um concurso, e também trechos da banda tocando ao lado da Bohemia Symphony Orchestra de Praga.


O DVD 2, com o show no Sabaton Open Air, traz a mesma qualidade em termos de performance, energia e produção, com muitas câmeras mostrando diversos ângulos do palco, plateia e todos os efeitos pirotécnicos, e além de ter uma duração mais longa, também traz set list diferente do show no Wacken. E ainda junto com os DVDs o pacote traz CD com o show no Wacken.


Tem algumas pessoas que possuem restrições quanto à música da banda, mas eles são muito bons neste estilo que se propuseram, e no objetivo de ser uma banda que as pessoas amem ver ao vivo, então, se você é fã, ou se quer sentir a vibração de um dos maiores festivais de Metal do mundo, se divertir bastante com um show (no caso, dois shows, porque, mesmo o Wacken sempre sendo muito especial, o Sabaton não deixa por menos nas demais apresentações) carregado de energia e boas vibrações, é abraçar este material excelente. 

Não foi à toa que Snowy Shaw, que assumiu as baquetas do Sabaton entre 2012 e 2013, pra quebrar um galho após a saída do batera Robban Bäck, elogiou muito seus conterrâneos em entrevista para o Road (Leia AQUI), dizendo que é a banda mais organizada do mundo. Impossível duvidar, só observarmos o crescimento da banda e a qualidade das suas produções.

Texto: Carlos Garcia

Ficha Técnica:
Banda: Sabaton
Álbum: "Heroes on Tour" (DVD duplo e CD)
País: Suécia
Estilo: Epic Power Metal
Selo: Nuclear Blast/Shinigami Records


Canais Oficiais da Banda:


TRACK LIST: 


DVD 1: 1. Final Countdown / 2. The March To War / 3. Ghost Division / 4. To Hell And Back / 5. Carolus Rex / 6. No Bullets Fly / 7. Resist And Bite / 8. Far From The Fame / 9. Panzerkampf / 10. Gott Mit Uns / 11. The Art Of War / 12. Soldier Of 3 Armies / 13. Swedish Pagans / 14. Screaming Eagles / 15. Night Witches / 16. Primo Victoria / 17. Metal Crüe * MATERIAL BÔNUS: A. Noch ein Bier / B. SABATON With Bohemian Symphony Orchestra Prague: 1. The Art Of War / 2. The Final Solution



DVD 2: 1. Final Countdown / 2. The March To War / 3. Ghost Division / 4. To Hell And Back / 5. Carolus Rex / 6. Panzer Battalion / 7. Wolfpack / 8. Attero Dominatus / 9. 7734 / 10. Union / 11. The Art Of War / 12. Saboteurs / 13. Coat Of Arms / 14. En Livstid I Krig / 15. Resist And Bite / 16. Swedish Pagans / 17. Night Witches / 18. Primo Victoria / 19. Metal Crüe



CD: 1. The March To War / 2. Ghost Division / 3. To Hell And Back / 4. Carolus Rex / 5. No Bullets Fly / 6. Resist And Bite / 7. Far From The Fame / 8. Panzerkampf / 9. Gott Mit Uns / 10. The Art Of War / 11. Soldier Of 3 Armies / 12. Swedish Pagans / 13. Screaming Eagles / 14. Night Witches / 15. Primo Victoria / 16. Metal Crüe

Nenhum comentário: