domingo, 26 de junho de 2016

Secret Rule: Criatividade e Toques de Originalidade


O Secret Rule é uma banda italiana de Melodic Metal.  A banda é liderada pela excelente cantora Angela Di Vincenzo, que além de possuir um timbre bonito e agradável, mostra técnica e versatilidade, e o atual line-up do grupo inclui músicos notáveis ​​como o tecladista Henrik Klingenberg (Sonata Arctica) e o baterista Sander Zoer (ex Delain). Em outubro de 2015 a banda entrou em estúdio para a gravação de seu segundo álbum, com participação de convidados especiais, como Stefan Helleblad (Within Temptation), Timo Somers (Delain), Fabio D 'Amore (Serenity) e Janneke De Rooy (Paper Doll Decay).  (English Version)

“Machination”  foi lançado sexta, 24 de Junho de 2016, pelo selo Scarlet Records,  e tem uma sonoridade bem moderna, mas muitos elementos tradicionais e progressivos podem ser encontrados, a primeira música “Ex – Maquina” merece atenção para os teclados em sua ótima introdução, e note que os efeitos mais eletrônicos passam um clima mais "frio" e mecânico, acompanhando o tema da letra.  O álbum segue com “The Saviour”, um pouco mais agitada, com uma pegada mais "rocker" que a canção anterior,  foi a música escolhida para divulgação do álbum.  “I have the Sun” é uma canção agradável, numa linha mais alternativa, alguns elementos progressivos e até algo de Gothic Metal, com Angela usando tons mais altos (às vezes lembra sua conterrânea Cristina Scabbia). Destaque para o solo de guitarra, sabendo como soar técnico e legal ao mesmo tempo.


Apesar de atualmente as bandas com vocais femininos estarem em evidência, a banda mostra bastante originalidade, como na canção “Dolls”, com a participação de Janneke De Rooy nos vocais  e Fabio D'Amore no baixo.  A música “I Will” tem uma ótima energia, com certeza uma das melhores do álbum. “The Image” mais lenta do que as canções anteriores também merece destaque especial, especialmente pelo trabalho de vozes. “You’re the Player”, também com uma pegada mais direta, mostra personalidade logo nos primeiros riffs, a música conta com a participação de Timo Somers guitarrista do Delain.

Durante o álbum inteiro a bateria de Sander Zoer soa de forma empolgante, variando bastante, aliás, um acréscimo com relação ao álbum anterior. As guitarras de Stefan Helleblad roubam a cena em “Your Trap”, os efeitos eletrônicos no meio da música  deixam um clima meio industrial. “Foolish Daisy” tem mais uma vez a participação de Janneke nos growling vocals, destaque aqui também para as linhas de teclado, que aliás, alternam muito bem o moderno com o tradicional durante o álbum.

A música “Short Stories” é bem pesada, Angela canta com vigor, casando perfeitamente com a velocidade da guitarra e da bateria. “A Mother” é uma boa música, mais emocional, com menos peso e mais tranquila no início e com uma explosão no refrão, escolha perfeita para o encerramento do álbum.



Foi a primeira vez que ouvi a banda e com certeza ouvirei mais vezes. O álbum é interessante do início ao fim, criativo e com toques de originalidade. Ouvi todas as canções sem pular nenhuma. Uma ótima indicação para que busca sempre conhecer novas bandas.

Texto: Raquel de Avelar
Edição e Revisão: Carlos Garcia

Ficha Técnica:
Banda: Secret Rule
Álbum: "Machination" (2016)
País: Itália
Estilo: Female Fronted Metal, Progressive/Melodic Metal
Produção: Tue Madsen
Selo: Scarlet Records

Watch "The Saviour" video


Line-Up


Angela Di Vincenzo – Vocals
Andy Menario – Guitar
Henrik Klingenberg – Keyboards
Sander Zoer – Drums
Michele Raspanti – Bass

Special Guests
Stefan Helleblad (Within Temptation)
Timo Somers (Delain)
Fabio D’Amore (Serenity)
Janneke De Rooy (Paper Doll Decay)




 

Nenhum comentário: