sexta-feira, 15 de julho de 2016

Deep Purple: "Long Beach 76", Registro Fundamental do MK IV


Após a saída de Ritchie Blackmore do Deep Purple em 1975, um cara que era a grande força criativa do grupo até então, além de sua guitarra e performance ser uma marca registrada da formação dita e considerada "clássica", desgostoso com os caminhos tomados pela banda, enveredando por elementos do Soul e Funk, foi cogitado o encerramento das atividades, pelo menos sob o nome Deep Purple (o próprio Coverdale queria que seguissem como uma nova banda), mas, provavelmente por razões de "negócios", os remanescentes seguiram em frente, e buscaram um novo guitarrista, e alguns dos nomes cogitados foram Jeff Beck e Rory Gallagher, porém, diante a impossibilidade desses nomes, um jovem guitarrista norte americano, de visual meio hippie, meio índio, foi o escolhido para o posto da banda, até então, exclusivamente formada por membros britânicos. Tommy Bolin, um guitarrista talentoso, e que não era um clone de Blackmore. Estava iniciada a curta era do MK IV.

Em outubro de 1975, "Come Taste the Band" chega às prateleiras (pouco depois do álbum solo de Bolin, "Teaser"), e traz ainda mais fortes as influências de Funk e Soul Music, com Bolin participando bastante da parte criativa, casando com o que Hughes e Coverdale já haviam trazido para o som do Purple, além das influências mais Jazz-Fusion do novo guitarrista, diferente da escola mais blues e clássica de Blackmore.

"Long Beach 76", gravado em Los Angeles, no dia 27 de fevereiro daquele ano, esse material pode ser encontrado em versões não oficiais (os fãs mais ardorosos e colecionadores vão lembrar do "On the Wings of a Russian Foxbat"). A apresentação traz foco em "Come Taste the Band" e também clássicos da era Hughes/Coverdale, dos clássicos do MK II aparecem "Smoke on the Water" (que é emendada com "Georgia on my Mind", famosa na interpretação de Ray Charles), "Lazy" e "Highway Star", além de "Homeward Strut", da carreira solo de Bolin.

Podemos sentir um Coverdale que já estava muito mais seguro de si, já com sua personalidade como cantor totalmente formada; Jon Lord e Ian Paice, simplesmente lendas em seus instrumentos; a personalidade de Hughes, que além de exímio baixista, era um vocalista e compositor acima da média; completando, Tommy Bolin, estrela ascendente, de enorme talento, e embora seus problemas com drogas, que até o prejudicavam em sua apresentações, como em show no Japão, onde teve problemas no braço esquerdo devido a uma aplicação de heroína, tinha um carisma e um estilo próprios. Temos versões carregadas de classe e feeling de clássicos como "Stormbringer" e "Burn", já da era Hughes/Coverdale, e maravilhosas composições do "Come Taste...", como "This Time Around" (que Hughes dedicou a Steve Wonder), "Getting Tigher" (uma das que mais evidencia essas influências do Funk e Soul) e "Lady Luck" que traziam os novos elementos e personalidade do trio mais recente, tendo diferenças significativas da sonoridade do MK II, e inclusive da MK III, principalmente pelas influências da Soul e Funk music, mas marcas registradas do Purple, como as jams e improvisações continuaram presentes.


Nesta versão remasterizada, ainda temos como bônus três músicas do show em Springfield, durante a tour na América do Norte, são elas a dobradinha "Smoke on the Water/Georgia on my Mind", "Going Down" e "Highway Star".

Eram cinco músicos fantásticos, iniciando uma nova fase para a banda, as diferenças de direcionamento são bem evidentes, e para um nome tão gigante, sempre há controvérsias, mas a musicalidade do quinteto que seguiu em frente escreveu um capítulo importante, embora a banda atualmente, mais precisamente por causa de Gillan, não toca músicas do MK III e MK IV, e somente em apresentações de Hughes e Coverdale em suas atuais bandas ou projetos podemos apreciar clássicos como "Burn", "Stormbringer" e "This Time Around".


O Purple anunciou a dissolução oficial em julho de 76 (em 84 tivemos o retorno da banda, com a formação clássica do MK II, com o álbum "Perfect Strangers"),  e no mesmo ano, infelizmente houve a morte de Bolin em 04 Dezembro (por intoxicação múltipla causada por drogas), pouco depois de finalizar seu segundo álbum solo, "Private Eyes".

Registros como "Long Beach 76" permitem também que possamos respirar um pouco da mágica criada pelo MK IV, que poderia até ter tido uma vida mais longa, até mesmo como uma banda nova, a exemplo do que vários queriam, mas o certo é que a curta existência do MK IV deixou um legado essencial e cultuado, e este lançamento remasterizado se torna obrigatório, não só pela história, mas pela qualidade da música produzida.

Texto: Carlos Garcia

Ficha Técnica:
Banda: Deep Purple
Álbum: "Long Beach 76" (gravação remasterizada do show de Long Beach - LA, Tour Americana do álbum "Come Taste the Band", único de estúdio da MK IV)
País: Inglaterra
Estilo: Classic Rock/Hard Rock
Selo: Earmusic/Shinigami Records

Adquira o álbum na Shinigami

Line-Up:
David Coverdale: Vocais
Glenn Hughes: Baixo e Vocais
Tommy Bolin: Guitarras
Jon Lord: Teclados
Ian Paice: Bateria

Track List:

Intro      2:00
1.02       Burn    
1.03       Lady Luck          
1.04       Gettin' Tighter 
1.05       Love Child           
1.06       Smoke On The Water   
1.07       Lazy       
1.08       Homeward Strut           
2.01       This Time Around          
2.02       Owed To G       
2.03       Guitar Solo        
2.04       Stormbringer   
2.05       Highway Star    
                Bônus
2.06       Smoke On The Water    
2.07       Going Down      7:43
2.08       Highway Star






Nenhum comentário: