quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Ancesttral: Poderoso, Nervoso e Empolgante




A quantidade de álbuns excelentes lançados por bandas brasileiras neste 2016, trazem um sentimento de grande alegria, mas também uma certa revolta, pois se as condições políticas, culturais e consequentemente econômicas fossem mais favoráveis, provavelmente bandas como o Ancesttral não precisariam demorar tanto tempo para lançar um novo trabalho, pois teriam suporte necessário para dedicar mais tempo à sua arte. Mas como uma realidade diferente ainda parece distante, e não é nada fácil investir em algo que demanda tempo, amor, dedicação e custo financeiro, para um retorno a longo prazo, e às vezes, a parte econômica nem importa muito, o que mais, acredito eu, é empecilho e fator que acaba desestimulando é a falta de oportunidades de levar o seu trabalho à mais pessoas, de fazer shows, de ter o seu produto final valorizado, e então, consumido dando o retorno merecido.

Dito isto, e enquanto seguimos driblando as dificuldades e trabalhando, temos que aclamar álbuns tão bons e caprichados quanto este "Web of Lies", que demorou cerca de 9 anos para vir à tona, e é um daqueles disco que empolgam já desde os primeiros minutos, te trazendo a certeza que vai ouvir Metal de qualidade, e ainda com a assinatura do grande Paulo Anhaia na produção, ganhador de quatro Grammys latinos.


"What Will You Do?" abre magistralmente, e o Thrash Metal com elementos do Heavy Tradicional (ou vice-versa) do grupo, é poderoso, nervoso e empolgante. Com um excelente trabalho das guitarras nos riffs e solos, e um refrão extremamente marcante, a faixa já é uma das melhores que ouvi nos últimos tempos, trazendo uma saudade dos grandes álbuns do Anthrax, Testament e Metallica. Peso, pegada e melodia.

Temos o peso, tanto na música como no tema da letra, de "Massacre", que fala sobre os acontecimentos no Carandiru, em um Thrash nervoso e bem trabalhado, com a cozinha descendo a lenha sem dó, e ressaltando novamente o trabalho das guitarras; as influências do Metallica estão incrustadas também, e "You Should Be Dead" evidencia bastante a inspiração no gigante Norte Americano, nas linhas vocais e riffs pesados e arrastados.


Em um álbum tão bom, cito ainda como destaques "Fight", com suas bases pesadíssimas, em um andamento cadenciado, mas com altas doses de melodias, principalmente no pré-refrão e refrão, é dessas que grudam imediatamente na cabeça, e certamente será uma das mais aclamadas do álbum; e a faixa título, "Web of Lies", que traz aqueles típicos andamentos propícios para abrir rodas de slam dancing.

O Ancesttral traz elementos clássicos do Thrash e Metal Tradicional, mas soa atual, imprimindo muito peso, colocando doses de melodia, em andamentos bem trabalhados e variados, e ainda um conteúdo lírico inteligente. E embora a faixa de abertura seja um destaque absoluto, as demais seguem um nível alto, e tem aquele poder de prender o ouvinte até o final, coisa que muitas bandas desaprenderam, ou simplesmente não possuem essa capacidade.


Texto: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica:
Banda: Ancesttral
Álbum: "Web of Lies" 2016
Estilo: Thrash Metal/Heavy Metal
País: Brasil
Produção: Paulo Anhaia
Selo: Shinigami Records
Assessoria: Metal Media

Site Oficial

Adquira o álbum na Shinigami (acredite se quiser, alta qualidade por R$ 20,00)

Line-Up:
Alexandre Grunheidt: Vocais e Guitarras
Renato Canonico: Baixo
Leonardo Brito: Guitarra Solo
Denis Grunheidt: Bateria

Track-List: 
1. What Will You Do?

2. Massacre
3. Threat to Society
4. You Should be Dead
5. Fight
6. Nice Day to Die
7. Pathetic Little Liars
8. Subhuman
9. Web of Lies
10. Fire
11. What Will You Do? (alternate solo version)






Nenhum comentário: