domingo, 25 de setembro de 2016

Entrevista - AMADUSCIAS: Paixão pela música e pelo Rio Grande do Sul

Se existe um nome no underground Extremo gaúcho de grande relevância e expectativa é o quarteto de Carazinho AMADUSCIAS. Uma das melhores bandas de Metal Extremo do RS, que vêm já há algum tempo mostrando sua força e conquistando ainda mais admiradores pelo Brasil afora.

Evolução constante e dedicação ao que se faz, alguma das características dessa máquina de triturar pescoços. Falando de seu momento atual, dificuldades, novo lançamento e demais assuntos, conversamos com Evandro (guitarra), Rodrigo (bateria) e o mais novo membro Marcello (vocal), onde ambos deixam claro suas paixões pelo Rio Grande do Sul, assim como pela música pesada e que estão mais vivos do que nunca!

Aproveite e ótima leitura:


Road to Metal: O AMADUSCIAS está na ativa desde 2001, onde trazem em sua sonoridade influências do Death e do Black Metal. E nessa mescla podemos notar a grande evolução em cada lançamento, tendo grande peculiaridade na sonoridade. A ideia é tentar criar uma sonoridade cada vez mais peculiar ou isso é consequência natural do trabalho?

EVANDRO: O AMADUSCIAS foi formado e idealizado pelo baterista Rodrigo Sardi, mesmo tendo passado e formado outras bandas conhecidas, naquele momento estava retomando do zero com suas atividades. Meu nome chegou até ele por um amigo muito próximo. Como nós ainda não nos conhecíamos, foi a partir de uma breve conversa que começamos de forma lenta a projetar os passos da banda. Nesta época eu estava aprendendo a tocar, pois nunca tive bandas, cai já direto na fogueira, como na época não tinha muito conhecimento para tocar covers já optei por compor e gravar meus próprios riffs e isto foi muito importante porque a cada registro, época ou fase da banda há uma sonoridade, uma característica daquele momento. Estes registros iniciais (como as Demos) até hoje recebe ótimos comentários. Hoje estamos em outro nível, usufruímos de bons equipamentos, eu trabalho com produção musical, por isso, é natural ver a clara evolução nas composições, em geral, em todos os aspectos. Acredito que tudo foi de forma natural, sem pensar muito. Foi mesmo consequência de muito trabalho.

RtM: Certamente um dos pontos altos na carreira da banda foi o lançamento do EP “Only One Nation” (08), que massificou o nome do AMADUSCIAS pelo underground. Quais lembranças vocês têm dessa época?

EVANDRO: Este material foi muito bom de fazer, pois foi em um período que estávamos tocando direto no RS e quando isto nos acontece sempre ensaiamos muito e, naturalmente, eu começo a pegar mais a guitarra e os riffs vêm “do nada”. Assim já faço as guias de guitarras e passo para o Rodrigo. Este foi um material no qual tivemos pela primeira vez um vocalista, já que na Demo o Rodrigo gravou todos os vocais. Antes do EP ser gravado passaram alguns vocalistas pela banda, mas nenhum mereceu ou fez por merecer gravar este trabalho. Assim recrutamos um amigo de longa data Carlos Trelles, que fez parte da banda Infernal Hate. O mesmo integrou a banda por um período e gravou o “Only One Nation” e também a música “Black Thorn”, do Amen Corner, que pode ser conferida no Tributo dos caras. Com este material recebemos ótimos comentários e destaque na seção Garage Demos, da conceituada revista Roadie Crew.


RtM: Uma das grandes influências sonoras de vocês é o Krisiun, que no qual já dividiram o palco algumas vezes. Como é a relação do AMADUSCIAS com o trio mais extremo do mundo?

EVANDRO: Krisiun é referência desde anos 90, quem nos conhece sabem que não somos paga pau dos caras e sim fãs de longa data. Sou muito influenciado pelos caras, não só pela música, mas também atitude e seriedade que os mesmos têm em relação a música e público. Temos hoje um relacionamento muito bom com a banda, pois além de dividir o palco com o Krisiun, sempre que dá vamos aos shows dos caras, sempre apoiando de uma forma ou outra.
  
RtM: Em 2013 vocês lançaram “War and Conflicts”, material este que reúne os dois últimos EP’s, o cover de “Black Thorn” do Amen Corner e a regravação de “Fields of Blood”. Como surgiu a ideia de lançar esse material? E sobre a participação da banda no tributo ao Amen Corner, o que isto trouxe de positivo ao grupo?

EVANDRO: A ideia de lançar este trabalho foi do Gil da Cianeto Discos. Neste período a banda estava apenas ensaiando e com a formação incompleta. Mesmo assim, tínhamos material que não tinha sido divulgado de maneira eficaz, como era o caso do single “Surrounded By Darkness” e do cover “Black Thorn” que estava apenas no Tributo, cover que nos orgulhamos muito de ter gravado. Levamos um tempo na escolha da faixa e quando escolhemos demos sorte de ninguém ainda ter registrado, assim, fechou como queríamos. Foi uma grande honra ter participado deste tributo ao Amen Corner, é uma banda que sempre admiramos e também dividimos o palco. Assim, em contato direto com o Gil, decidimos os detalhes e fizemos toda uma arte gráfica. Ficou bem completo e vendeu bem, teve uma ótima distribuição.


RtM: Uma das coisas que sempre perseguiu o AMADUSCIAS foi a constante troca de vocalistas. Agora com a entrada de Marcello Camargo (ex-Decreptor e Entherror) parecem ter encontrado o frontman certo para o posto. Como está sendo a adaptação do Marcello a banda? Pois ele entrou praticamente já participando de shows importantes, certo?

EVANDRO: Como costumo brincar e comentar, aqui no Sul, digo que “ovelha não é pra mato”. A questão de ser um frontman para banda não é uma questão muito fácil já que a banda tem características muito próprias, tanto na parte musical como no que se refere à postura e compromissos. Nós nos cobramos, temos metas e objetivos. Quanto ao Marcello, parece que ele sempre esteve conosco, com comportamento e objetivos iguais ao que buscávamos. Sobre os shows ele mesmo pode comentar.

MARCELLO: Conheço a banda desde sua primeira Demo, “Moral, Honour, Truth”. Eu e o Rodrigo trampavamos juntos do extinto site Metal Attack, porém ficamos muito tempo sem contato. Mas em abril deste ano (2016), nos encontramos no Obscure Faith, em Santa Maria, onde a banda tocou, e devido a algumas situações que não estava funcionando, me predispôs a ajudar de alguma forma. O Rodrigo e o Evandro toparam e quando cheguei a São Borja, os enviei as gravações que tinha com minha banda o Decreptor. Eles curtiram e então marcamos um ensaio pra daqui uns dias em Carazinho, tendo como objetivo abrir para o Rebaelliun em São Leopoldo/RS, em pouco mais de um mês. Eles me passaram o repertório e fizemos três ensaios antes do show, tendo eu viajado duas vezes pra lá (16 horas de ida e volta). Na semana seguinte ao show com o Rebaelliun abrimos para o Krisiun em Santa Maria. Ou seja, entrei numa baita fogueira (risos). Mas é uma grande satisfação tocar com estes caras, além claro do Maurício Taube (baixo), outro grande músico e amigo. Somos como uma irmandade, que trabalha em prol de objetivos, como o Evandro falou, de espalhar nosso som ao maior número de pessoas possível, sempre com muita seriedade e respeito ao público.

RODRIGO: O Marcello só somou ao AMADUSCIAS, além de um amigo de longa data, têm as qualidades que um músico deve ter, principalmente um vocalista, ser responsável, quando sobe ao palco, tem de falar como se fosse qualquer um dos outros integrantes se pronunciando e isso é algo que “vem de berço”, ou o cara tem essa cultura de saber se posicionar, respeitar as ideias próprias, sem afrontar as dos outros integrantes, ou então não merece o posto tão importante que tem. O Marcello caiu direto na fogueira em fogo alto, e provou que merece estar conosco, mas na verdade, nós que temos de agradecer a ele por estar com a gente!


RtM: E o material novo, qual a previsão de lançamento? Teremos alguma regravação, composição antiga no repertório ou tudo está sendo criado a partir desta nova formação?

EVANDRO: Quanto ao CD oficial, já está sendo gravado e também será lançado pela Cianeto Discos, que tem nos dado um suporte incrível. O que posso adiantar é que vai conter 11 faixas sendo uma instrumental. Buscamos algumas participações legais não apenas do meio Metal, também regional. Todo o álbum está sendo gravado no meu estúdio “WaveMaster“. A finalização e masterização será feita no estúdio El Diablo, pelo Fabiano Penna que é um amigo nosso de longa data e um ótimo profissional, conceituado tanto como produtor, como por fazer parte do grande Rebaelliun. Estamos discutindo a previsão de lançamento com o selo, se sai ainda este ano ou em março do ano que vem. O que nos atrasou um pouco foi o número de shows que acabamos por fazer, mas eram shows muito bons e renderam um entrosamento muito importante para nós!

RtM: Sabemos que fazer Metal Extremo no Brasil é muito complicado. Quais dificuldades já tiveram nesse meio tempo e o que os levou a seguir em frente?

MARCELLO: Manter uma banda no Brasil, ainda mais de Metal Extremo é uma tarefa árdua. É preciso muita dedicação, esforço e amor pelo que se faz. Há mais dificuldades que se possa imaginar. Como mencionei antes, viajo 16 horas pra ensaiar e isso não é nenhum problema pra mim, o faço com muita satisfação, pois a resposta que temos quando fazemos um show ou lançamos um trabalho para todos os esforços. Não estamos nesta por dinheiro e sim por paixão pela música, pelo Metal. Certamente, no caso do AMADUSCIAS a maior dificuldade foi estabilizar a formação, algo que agora acho que conseguimos e esperamos manter.


RtM: Sobre o descontrole tecnológico em que vivemos, muitas bandas já se renderam a tecnologia e estão lançando seus discos em pendrives ou apenas disponibilizando para download. O que vocês pensam a respeito? A internet em si, até que ponto ajuda o artista?

MARCELLO: A internet é uma boa ferramenta no auxílio à divulgação das bandas e pessoas que trampam no meio underground. Mas deve ser usada com cuidado. A questão dos downloads já é batida e é algo inevitável. Particularmente uso o YouTube ou outro site quando quero conhecer uma banda. Da mesma forma, os uso pra divulgar nossa música. Mas quanto ao fato de lançar discos em pendrive acho meio forçado. Mesmo com as dificuldades que conhecemos, a melhor mídia ainda é o CD/LP. Sempre que posso adquiro materiais nestes formatos, com o intuito de ajudar as bandas e claro, porque curto manejá-los e tê-los em minha coleção. Somente assim, as bandas e o underground prosperarão.


RtM: Finalizando, gostaria que comentassem um pouco mais das influências líricas do AMADUSCIAS em suas letras, já que retratam as revoluções e os contos folclóricos do nosso amado Rio Grande do Sul.

EVANDRO: Desde o início decidimos em falar algo que refletisse aquilo que somos ou de onde viemos, por isto este contexto forte em falar de nossa cultura e origens. Não saberia criar letras ou relatos de algo que não faz parte de meu convívio ou passado. Hoje com o Marcello esta temática está mais forte ainda, já que o mesmo vem de uma região muito rica em termos culturais e têm ótimas referências vindas da fronteira.

MARCELLO: Sim, venho de uma família materna que cultua bastante as raízes, meu avô e meus tios são homens do campo e vivi muito disso na infância e adolescência embora não frequente CTGs, sou um grande admirador de nossa cultura. A região da fronteira é bastante forte neste sentido, e aqui em São Borja temos um grande artista, o Mano Lima, que é uma forte inspiração em termos de cultura e música gaúcha. Na minha ex-banda (Entherror), fiz uma letra dedicada ao nosso estado (“Hail Rio Grande”), então me sinto à vontade para falar do assunto. E é algo diferenciado em termos de Metal Extremo.

E, para encerrar, gostaríamos de agradecer a oportunidade Renato, de divulgarmos o AMADUSCIAS no Road To Metal, um site de grande abrangência na cena. Tu és um amigo que sempre procura apoiar as bandas do underground de maneira honesta e por isso nos sentimos honrados com esta entrevista. Peço que, quem quiser entrar em contato conosco, fique à vontade, responderemos a todos. E, muito em breve, teremos nosso novo trabalho à disposição. Um abraço a todos.


Entrevista por: Renato Sanson

Formação:
Marcello Camargo (vocal)
Evandro Pinheiro (guitarra)
Mauricio Taube (baixo)
Rodrigo Sardi (bateria)

Discografia:
Moral, Honour, Truth (Demo 2004)
Only One Nation (EP 2008)
Surrounded By Darkness (EP 2010)
War and Conflicts (Compilation 2013)
Decapitation (Single 2016)

Contatos:

YouTube:

Facebook:


Nenhum comentário: