terça-feira, 11 de outubro de 2016

Gamma Ray: "Sigh No More" (Anniversary Edition) - Metal em Meio a Crise dos Anos 90



Seguindo a série de relançamentos comemorativos aos seus 25 anos, temos o segundo álbum do Gamma Ray, "Sigh no More", que foi lançado em uma época que o Metal entrava em uma crise séria, perdendo espaço na mídia, e com as gravadoras e selos enfraquecendo, e a indústria voltando atenção ao "Grunge" e outros estilos.

Kai Hansen, então, com todos esses questionamentos sobre a sobrevivência no mercado, se a sonoridade da banda, ainda com muitos elementos do Power Metal melódico da época de Helloween, manteria o interesse do público e gravadoras no Gamma Ray, confessou que repensou o direcionamento, indo para um caminho mais voltado ao "Rock".

A banda reuniu-se então para compor de forma mais coletiva possível, agregando as influências pessoais de cada um, resultando em canções com estruturas bem diversificadas, que Hansen achou necessário alguém de fora para auxiliar na tarefa de transformar o material em algo homogêneo, e lapidarem melhor a proposta. Tommy Hansen foi o nome procurado, e então após exaustivas horas de estúdio e experimentações, conseguiram chegar ao resultado que esperavam.


Uma das características do álbum é o som de bateria, que ficou bem destacado, e Tommy queria buscar um som poderoso como o de Bonham no Led Zeppelin. Tommy Newton também tocou teclados e solo de talk box na faixa "Countdown", que tem uma pegada Hard 70's, meio AC/DC, além de mais algumas guitarras adicionais em algumas faixas.

Fato é que, mesmo com uma certa mudança de direcionamento, com os elementos mais clássicos do Melodic Power Metal menos em evidência, o álbum é bem homogêneo, e podemos encontrar algo do que é mais tradicional Gamma Ray, mas a orientação é mesmo mais diversificada (não, nada de grunge e ou experimentações da época), com uma orientação mais Rock e Heavy Rock, além de Hard e até AOR, mas algumas características do Power Metal e também das influência do Metal setentista, como Judas e Uriah Heep estavam ali, como em "As Time Goes By", que os riffs estilo Judas se misturam a outros mais Power, além da presença dos Hammonds.

A abertura com o apropriado nome "Changes" é um bom exemplo, com um andamento mais cadenciado, mais Heavy Rock, seu refrão bem comercial, mas a música mantém alguns elementos tradicionais, como podemos ver em alguns riffs e solos, e a parte final, que ganha aquela velocidade do Heavy/Power; Esse lado mais Hard/Heavy também tem destaque em faixas como a debochada "Rich and Famous" e "(We Won't) Stop the War".


Todas boas faixas, mas além da "Changes" destaco a ótima balada "Father and Son", uma ótima balada, com arranjos acústicos; "One With the World", que tem um riff direto e pesado, e uma levada Hard bem legal no refrão, uma batida que me lembra o Slade, alternando com momentos mais Heavy Tradicional; "Dream Healer", que traz muito do Metal Tradicional e setentista, como Judas e Rainbow em suas bases e melodias e "The Spirit", que traz linhas de baixo bem criativas, assim como sua levada, com bases acústicas e melodias cativantes. Uma diversidade bem agradável.

A edição, assim como as demais dessa série comemorativa de 25 anos, é dupla, trazendo vários bônus, como versões demo, algumas com Kai Hansen nos vocais, ao vivo e da pré-produção, ou seja, coisas raras e bem interessantes para os fãs.

Um álbum diferente do que depois nos acostumamos a ouvir nos trabalhos do Gamma Ray, e mesmo com uma certa preocupação em se encaixar naquele momento atual do mercado, não fica muito longe do que apresentou no álbum de estreia, sendo um álbum agradável de ser degustado, pela diversidade das faixas. Um álbum que acabei redescobrindo neste relançamento. 

Texto: Carlos Garcia

Ficha Técnica:
Banda: Gamma Ray
Álbum: Sigh no More - 25th Anniversary Edition 
País: Alemanha
Estilo: Power Metal - Heavy/Hard
Produção: Tommy Newton
Selo: ear Music/Shinigami Records


Line Up:
Kai Hansen: Guitarra e Vocais
Ralf Scheepers: Vocais
Dirk Schlachter:Guitarras
Uwe Wessel: Baixo
Uli Kusch: Bateria

Track-List
Disco 1:

01. Changes

02. Rich & Famous


04. (We Won't) Stop the War   



07. Start Running   

08. Countdown

09. Dream Healer

10. The Spirit

11. Sail On (Live)       

12. Changes (Live)



Disco 2:

01. One with the World (Live at Wacken 2011)   

02. Dream Healer (Live in Montreal 2006)   

03. Changes (Blast from the Past version)        

04. Rich and Famous (Blast from the Past version)        

05. One with the World (Blast from the Past version)        

06. Dream Healer (Blast from the Past version)       

07. Heroes (Preproduction)       

08. Dream Healer (Preproduction)       

09. As Times Goes By (Preproduction)        

10. (We Won’t) Stop the War (Preproduction)        

11. Dream Healer (Demo)       

12. Rich and Famous (Demo)    
 







Nenhum comentário: