sábado, 10 de dezembro de 2016

Temperance: O Abraço da Mãe Terra



Com pouco mais de 3 anos de formação, o Temperance lançou já seu terceiro álbum, que além de mostrar uma banda ainda mais coesa e evoluída e manter um padrão de qualidade alta, firma-se como uma das grandes revelações do Metal italiano, principalmente no que tange às tendências mais contemporâneas do estilo.  Read the English Version

Confira a conversa que tivemos com a vocalista Chiara Tricarico, que nos contou um pouco mais a respeito de "The Earth Embraces us All", cujo título já dá pistas sobre a inspiração, tratando basicamente sobre as relações do ser humano com o ambiente que o cerca.


RtM: Oi Chiara é um prazer falar com você novamente sobre um novo álbum. Parabéns a todos por outro belo trabalho! O terceiro full-length em quatro anos, muito legal! Eu estava lembrando que brinquei com você em uma entrevista no ano passado, se vocês não lançassem um terceiro álbum em breve, os fãs iriam pensar que algo estava errado! ha ha!
Chiara Tricarico: ha ha ha, obrigado ...  estou feliz que você gostou do nosso novo álbum!

RtM: Nos fale sobre as expectativas e receptividade para com este novo álbum, estão abrindo mais oportunidades para concertos por mais países, conquistando novos territórios para o Temperance?
Chiara: Bem, como de costume, quando trabalhamos em um novo álbum, não nos perguntamos o que as pessoas poderiam gostar, mas basicamente escrevemos músicas para nós mesmos ... de qualquer forma, mal podemos esperar para levar nossa música para muitos novos países ! 
  

"Evoluímos como músicos e como seres humanos nos últimos anos, e este fato nos deu a chance de acrescentar muitos elementos novos à nossa música"
RtM: Você poderia nos falar um pouco sobre a bela arte de capa, e o título e conceito de álbum, "The Earth Embraces us All" ( "A Terra abraça a nós todos").
Chiara: A capa  foi novamente criada pelo Gustavo Sazes ... nós gostamos muito de sua arte, então pedimos novamente a sua ajuda para explicar o que estava se passando em nossas mentes. A obra basicamente mostra a relação entre os seres humanos e o ambiente que os rodeia, e este tema é recorrente ao longo do álbum. A natureza é descrita de muitas maneiras, tanto no ponto de vista especulativo quanto introspectivo. 

RtM: A banda segue evoluindo e a adicionando novas coisas a cada álbum, e gostei muito mesmo das melodias e sons orientais, passagens mais progressivas, como na faixa "A Thousand Places", que abre o álbum. Gostaria que você falasse um pouco sobre essas novas texturas e elementos, e claro, sobre esta faixa.  
Chiara: Sim, evoluímos como músicos e como seres humanos nos últimos anos, e este fato nos deu a chance de acrescentar muitos elementos novos à nossa música, que é como o espelho de nossas almas: por exemplo, gravamos violino, gaitas e sax soprano verdadeiros neste novo álbum.A faixa de abertura é uma das músicas mais complexas e completas do álbum. O tema central das letras é este tipo de desejo de viajar, wanderlust ... nos últimos três anos de atividade convivemos muito juntos, tivemos a chance de visitar muitos lugares novos ("A Thousand Places") e você pode encontrar um pouco de nossa experiência em boas canções.



RtM: Uma coisa legal é que vocês não tem medo de experimentar, tendo a capacidade de apresentar inovações a cada álbum, e manter um som muito homogêneo. Temos faixas melodiosas com sotaque Pop, alguns elementos complexos e progressivos e mais sinfônicos, mas todos com a personalidade do Temperance. Eu acredito que com a experiência e a convicção de vocês, a banda adquiriu uma personalidade e maturidade rapidamente. O que você tem a dizer sobre essa unidade na banda e o caminho para vocês criarem e compor juntos?
Chiara: Desde o início, a principal força motriz da nossa banda foi esta fome de música que todos temos ... é basicamente o que nos manteve juntos ao longo dos anos, e nos deu a força e a inspiração para escrever sempre novo material em um curto espaço de tempo. E, sim, não temos medo de experimentar novos sons!

 RtM: A faixa "Unspoken Words" é uma de minhas favoritas, e acabou sendo o primeiro vídeo também. Eu a vejo, junto com "A Thousand Places", como uma faixa que apresenta bem os elementos todos que vocês usam, e mostra a habilidade da banda em criar melodias cativantes, com muita criatividade. Nos fale mais sobre esta música e sobre a sua escolha para o vídeo.
Chiara:  "Unspoken Words" é uma das minhas favoritas no álbum também ... tem esse jeito pop que me traz tanta energia. E as letras são sobre o medo que todos temos às vezes para expor nossos sentimentos para outras pessoas ... isso às vezes pode levar as relações humanas a um ponto sem volta ... sim, a falta de comunicação é muito perigosa: esta música é basicamente um convite para não nos mantermos aflitos, mas sim dizer essas "palavras não ditas".


"A relação entre os seres humanos e o ambiente que os rodeia,  é o tema recorrente ao longo do álbum, tanto introspectiva como especulativamente."
RtM: Outra música que na minha opinião se destaca, é "Maschere", que é em italiano, soando muito bonita. Foi uma maneira de agradecer e homenagear os fãs italianos? E deve ser algo especial cantar e compor em sua língua nativa. Muitas bandas gostam de usar alguns elementos típicos e populares, e escrever canções em sua língua materna. Talvez você possa colocar algo de Tarantella em uma canção! ha ha
Chiara: ha ha ha, na verdade não estamos familiarizados com "tarantella" na região da Itália de onde nós somos, mas .. .nós podemos pensar em colocar no próximo álbum, de qualquer maneira!E sim, escrever letras na minha língua nativa foi algo completamente novo para mim ... apesar que estudei e pratiquei ópera muitos anos, e cantar em italiano não é nada de novo para mim ... mas o mundo da música clássica é algo diferente do humor da música "Maschere", e escrever letras é algo muito diferente de apenas cantá-las. Foi um pouco desafiador no início mudar a minha mente do Inglês para o italiano, mas eu tinha o apoio do resto da banda ... e todos nós curtimos o resultado, e também o público pareceu apreciar muito esta canção!

RtM: E mais especificamente a respeito da letra?
Chiara: As letras falam sobre o fato de que todos nós devemos compreender a essência das situações e as pessoas que nos rodeiam, para realmente entender o que está acontecendo. Todos nós basicamente pensamos que somos forçados a usar uma máscara, às vezes, e às vezes as situações parecem muito diferentes se observadas de um ponto de vista externo ... em outras palavras: nem tudo que reluz é ouro.
A tradução em inglês de "Maschere" é, de fato, "Máscaras".




RtM: Algo que chamou muito a minha atenção também foram faixas como "The Advice From a Caterpillar" (que tem um título muito curioso) e "The Restless Ride", que são faixas mais longas, com muitas mudanças de tempo e climas. As composições surgiram desta maneira naturalmente, ou vocês previamente tinham em mente criar estas músicas mais longas e progressivas? Elas me lembraram um pouco canções do Nightwish, que tradicionalmente têm temas mais longos, e com este jeito de trilha sonora.Aproveitando, você poderia nos contar um pouco sobre o assunto da letra dessas duas canções. 
Chiara: Como de costume, nós não planejamos nada com antecedência enquanto trabalhamos neste álbum, hahaha. Tudo seguiu o habitual "fluxo de inspiração" que você pode basicamente encontrar em todos os nossos álbuns. "The Advice from a Caterpillar" ("O conselho de uma lagarta") é inspirado no romance "As aventuras de Alice no País das Maravilhas" de Lewis Carrol, enquanto "The Restless Ride" é a única canção que tem letras escritas por Giulio neste álbum e elas são sobre como a humanidade está negligenciando nosso planeta  apenas pela ganância.

RtM: Chiara, obrigado mais uma vez, e parabéns pelo álbum. Sucesso!
Chiara: Obrigada por mais esta oportunidade e apoio. Convido a todos a ouvirem nosso álbum e conferirem nossos canais oficiais.

Entrevista: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação


Assista ao vídeo para "Unspoken Words"

Temperance Official Facebook
Official Website


Nenhum comentário: