domingo, 9 de abril de 2017

Deep Purple: Adeus com Chave de Ouro



Após algumas audições, posso dizer com segurança que estou bem satisfeito com o último Purple (segundo eles, o último mesmo), principalmente porque o álbum passou no milenar teste do “acabou? deu vontade de ouvir de novo? é porque está bom mesmo”. Com o lançamento do álbum se segue também a "The Long Goodbye Tour".

"inFinite" traz uma coleção de músicas puxando bastante pro progressivo, além do Hard 70's e Blues. Os duelos de teclado e guitarra e a classe dos músicos são os pontos altos. Parece às vezes que eles estão em uma jam no ensaio, tal a naturalidade.


Elegi minhas favoritas: "All I Got is You" (que atmosferas! e que suingue de Paice!), "The Surprising" (que trabalho de Morse e Airey aqui! Tem um trecho límpido ali pelos 4 minutos que é magnífico.), a primeira divulgada, "Time for Bedlam" (nas primeiras notas você sabe que é Purple), que deixou já boas expectativas e a pista do que vinha, e "Birds of Prey" (belos arranjos, destaque novamente pro monstro Morse, efeitos do teclado de Airey, orquestrações, algo de Yes até), não por acaso algumas das mais progressivas.

"Johnny's Band" também me já me prendeu, pelo refrão e melodias grudentas, traduzindo...parece tão fácil fazer música boa para alguns. Até a versão de "Roadhouse Blues" eu gostei, ficou bem personal, clima de jam. Bom, certamente pelo fato de ser executada por músicos que sabem tocar e um vocalista que sabe cantar.

A capa (que lembra o logo do Devin Townsend Project, e por curiosidade, um amigo comentou que lembra o logo da Defensoria Pública aqui do RS) com um quebra-gelo deixando uma trilha, que forma o símbolo do infinito e iniciais da banda, é bem simbólico (assim como o trocadilho do título).


E é isso, nunca ouvir esperando que eles repitam algo de álbuns passado. Os "véio" seguem ensinando, com muita alma e gosto pelo que fazem. E um produtor que os entende, outro veterano, Bob Ezrin. Não tem erro.

Texto: Carlos Garcia

Banda: Deep Purple
Álbum: "inFinite" 2017
País: Inglaterra
Selo: earMusic  ( a ser lançado no Brasil via Shinigami Records)


Track List:
“Time For Bedlam”
“Hip Boots”
“All I Got Is You”
“One Night In Vegas”
“Get Me Outta Here”
“The Surprising”
“Johnny’s Band”
“On Top Of The World”
“Birds Of Prey”
“Roadhouse Blues”



   


   



Nenhum comentário: