sábado, 20 de agosto de 2011

O Fim de Uma Saga, O Fim de Uma Era: Rhapsody of Fire, Disco e Divisão da Banda

Banda lança grande álbum e se separa: mas a história continua...

15 anos de história, conquistas e batalhas que fizeram do Rhapsody of Fire (por anos apenas Rhapsody) se tornar uma das principais referências no Metal Sinfônico/Melódico mundial.

Responsáveis por uma das sagas mais complexas e longas da história do Metal (iniciada em 2004), o grupo este ano de 2011 lançou o último trabalho conceitual da saga que rendeu vários discos e EPs.

Magia, dragões, espadas, guerra entre o Bem e o Mal... os mestres do gênero!

Foi lançado “From Chaos to Eternity” (2011), disco que, ao contrário do esperado, se apresentou mais “direto” (dentro do possível sem alterar a sonoridade da banda), com muitos riffs de guitarra e solos inspirados, com certo peso e agressividade em alguns momentos, enfim, elementos vários que fazem do disco um álbum, no mínimo, mínimo de atenção.

Mas a surpresa é que, prestes a sair em turnê mundial, a banda se separou! Luca Turilli (guitarra), principal compositor e uma das figuras mais marcantes do gênero, anunciou sua saída da banda, finalizando mais de 15 anos de trabalhos conjuntos, assim como o baixista Patrice Guers, que deve permanecer na "nova" banda de Turilli (stranhamente se chamará Rhapsody).


Principal compositor, Turilli deixa a banda e pretende continuar a história com o nome Rhapsody (como no início)

A notícia pegou todos de surpresa, pois não havia indícios claros de desgaste do grupo. Em anúncio oficial, a partida se deu amigavelmente, inclusive com a dupla montando novamente o Rhapsody, enquanto os demais integrantes, Fabio Lione (vocal), Alex Staropoli (teclados), Tom Hess (guitarra) e Alex Holzwarth (bateria) seguirão com o Rhapsody of Fire divulgando o novo disco.

“From Chaos to Eternity” (2011) surpreende pela simplicidade e beleza das composições. Embora ainda bastante sinfônico, a banda parece ter diminuído um pouco a “pomposidade” (?) de seu som, apostando em riffs rápidos e passagens mais pesadas, com destaques para os guitarristas e a bela voz de Fabio Lione, que canta como nunca.

Ao longo de suas 9 faixas, o álbum traz muita melodia, letras cantadas em italiano e a última participação de Christopher Lee (ator que interpretou Saurom em O Senhor dos Anéis) e que narra a parte final da saga, além de arriscar nos vocais líricos.

Há grandes canções, como “Ad Infinitum” (quase como uma introdução ao disco) e “From Chaos To Eternity” (a melhor), que primam a velocidade e certo peso, incluindo na segunda backing vocals quase guturais.

Há, ainda e como sempre, as belas canções calmas e românticas, como “Tempesta Di Fuoco” e “Anima Perduta”, com show de Lione e instrumentos clássicos. Aliás, Lione está muito bem na fita, sendo cogitado a integrar definitivamente o Kamelot (participou como vocalista convidado da turnê sul-americana).

Fabio Lione, mais uma vez, surpreende e é o destaque do novo disco

Mas é a última e derradeira faixa que fecha com chave-de-ouro esse novo trabalho e encerra uma saga e anuncia o fim de uma era: “Heroes Of The Waterfalls' Kingdom”. Com quase 20 minutos de duração, traz todos os elementos que fazem da banda a maior em se tratando de Metal Sinfônico épico: narrações (com a grande voz de Lee), corais, riffs agudos, solos de guitarra ultrarrápidos, teclados no ritmo, passagens acústicas, etc...

A partir de agora, a tendência é de que a banda deva apostar em novos elementos, ao perder a participação de Turilli. Entretanto, com certeza Fabio Lione e companhia irão manter a banda nos trilhos desse estilo de se fazer Metal Sinfônico que tem no nome Rhapsody of Fire, o maior e mais poderoso dos dragões!


Texto: Eduardo Cadore

Fotos: Divulgação


Ficha Técnica

Banda: Rhapsody of Fire

Álbum: From Chaos to eternity

Ano: 2011

País: Itália

Tipo: Metal Sinfônico/Metal Épico/Power Metal


Formação do álbum

Fabio Lione (Vocal)

Luca Turilli (Guitarra)

Patrice Guers (Baixo)

Alex Holzwarth (Bateria)

Alex Staropoli (Teclados)


Capa de autoria de Felipe Machado Franco


Tracklist

01. Ad Infinitum
02. From Chaos To Eternity
03. Tempesta Di Fuoco
04. Ghosts Of Forgotten Worlds
05. Anima Perduta
06. Aeons Of Raging Darkness
07. I Belong To The Stars
08. Tornado
09. Heroes Of The Waterfalls' Kingdom
I. Lo Spirito Della Foresta
II. Realm Of Sacred Waterfalls
III. Thanor's Awakening
IV. Northern Skies Enflamed
V. The Splendour Of Angels' Glory (A Final Revelation)


Acesse o site oficial e leia (em inglês) a nota oficial de separação aqui

Ou leia a mesma traduzida no site Portal do Metaleiro

Nenhum comentário: