segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Entrevista: Sonya Scarlet (Theatres Des Vampires): Uma Viagem ao Interior dos Medos Humanos


"É uma viagem ao interior dos medos humanos", foi como Sonia Siccardi, mais conhecida no Metal mundial como Sonya Scarlet, líder do Theatres Des Vampires, mencionado por muitos como criadores do Vampiric Metal, definiu para nós o conceito do novo álbum, "Candyland", lançado agora no dia 14 de outubro.    (ENGLISH VERSION)

Nesta conversa com Road to Metal Sonya contou-nos mais sobre o álbum, sobre a sua maneira de compor, a teatralidade de suas performances, a sua forma muito original de se vestir, as letras que lidam com esoterismo, ocultismo, histórias fantásticas, o lado escuro da literatura, e também conversamos sobre o seu lado mais pessoal, a mulher que cuida de seu corpo, que tem engajamento em causas sociais, e mais, lembramos o momento em que ela se tornou a única vocalista da banda, marcando uma nova era para o TDV, e eles tem agora 22 anos de carreira, e certamente virão muito mais, afinal de contas, os vampiros são eternos! Confira:


RtM: Olá Sonya, obrigado por nos dar a oportunidade de falar sobre o novo álbum, e também trazer um pouco mais sobre você e a banda para o público no Brasil, para os fãs antigos, e, certamente, novas pessoas que conhecerão o trabalho de TDV.
Sonya Scarlet: Obrigado Carlos, pela entrevista e apoio.

RtM: Vamos começar com o novo álbum? A banda sempre mostrou evolução em cada novo disco, trazendo novos elementos, e em "Candyland", notamos mais elementos electrônicos, por exemplo. Que outros elementos novos  você diria que foram adicionados no novo álbum, e  que pode surpreender os fãs?
Sonya: O novo álbum continua a manter a atmosfera melancólica e maldita de obras anteriores, mas seu som é mais mais direto, decisivo e violento. "Candyland" é um álbum agressivo com uma personalidade forte, com um som de guitarra poderoso, mas não é só isso. Há também momentos de calma que envolvem o ouvinte nos braços de uma melancolia sem fim, um recurso que continuamos a amar totalmente.
"Certamente é um álbum diferente dos trabalhos anteriores, porque diferente foi a atitude e a forma de trabalho, mas ainda mantendo o nosso estilo ... porque nossa mente e coração estão sempre no estilo vampírico de ser."
RtM: "Moonlight Waltz" é meu trabalho favorito até agora, mas "Candyland" está muito perto de tomar o seu lugar! É difícil para um artista fazer comparações entre os álbuns, mas, fazendo a análise em termos de som, composição e produção, você diria "Candyland" pode se tornar o álbum mais bem sucedido, e considerado o ápice da banda até agora?
Sonya: Sim, é realmente difícil comparar dois álbuns diferentes, como "Moonlight Waltz" e "Candyland". Eu penso que eles são apenas diferentes, porque diferente foi a inspiração que nos levou a compô-lo, e diferente são pessoas que trabalharam nele. Nosso produtor Christian Ice e eu, junto com a banda, trabalhamos duro todos os dias em "Candyland" depois da nossa separação com Fabian, que decidiu deixar a banda para seguir seus interesses pessoais, mas ainda mantém uma forte amizade com a gente. Então começamos a partir de um ponto de vista diferente, não mais da atmosfera teclados, mas de minhas letras, criando arranjos a partir delas e sobre o ritmo das minhas palavras por todo o álbum. Então, o que saiu foi um som muito poderoso, com grandes riffs de guitarra, certamente diferente dos trabalhos anteriores, porque diferente foi a atitude e a forma de trabalho, mas ainda mantendo o nosso estilo ... porque nossa mente e coração estão sempre no estilo vampírico de ser.


RtM: Como surgiu a ideia de abordar esta história do Pennhurst Asylum. Onde você conseguiu as fontes para pesquisar sobre isso mais profundamente?
Sonya: Eu sempre tive um interesse especial em histórias interessantes e assustadoras, cerca de lugares misteriosos e abandonados, sobre a loucura humana e doenças. Alguns anos atrás eu vi um documentário sobre um lugar que eu conhecia antes, aquela história era inacreditável, a história do Asilo Pennhurst, e fiquei chocada mais uma vez ao ouvir essa história real. Naquele exato momento eu decidi o título do álbum e o conceito de todo o álbum. Decidi devolver a voz a todas as pessoas que sofrem por problemas mentais, que estão fechados em suas próprias palavras ... em sua mente...perdidos para sempre.


RtM: Eu gostaria que você nos detalhasse um pouco mais o conceito lírico.
Sonya: Em detalhes, o nome do novo álbum é inspirado por uma sala em Pennhurst, diferente de todas as outras, com paredes coloridas e barras nas janelas. Um quarto descrito como o inferno na terra pelos pacientes internados naquela instituição infame, onde por décadas adultos e crianças com problemas mentais graves foram escondidos dos olhos do público.
Uma história triste, mas infelizmente verdadeira, e os próprios pacientes batizaram a sala - com suas paredes coloridas e da qual ninguém podia sair - Candyland.
"Candyland" é uma viagem através dos corredores do asilo, através do medo daqueles que - trancados dentro dos baluartes da Pennhurst - foram deixados para viver na companhia solitária de seus medos mais profundos e angustiantes, contada através de suas palavras, acompanhados por seus choros de desespero.
Jamais compreendidos. Jamais livres. Jamais verdadeiramente vivos.


"Uma história triste, mas infelizmente verdadeira, e os próprios pacientes batizaram a sala - com suas paredes coloridas e da qual ninguém podia sair - Candyland."
RtM: Na primeira impressão, quando o título do álbum foi divulgado, e a alusão ao Asilo Pennhurst, eu pensei queseria um álbum conceitual sobre os eventos lá, mas eu vi, então, que há outras questões, como em "Resurrection Mary", que trata de uma lenda urbana de Chicago. Os temas das letras tem conexões? Vejo que há muitas coisas implícitas nas canções.
Sonya: Foi certamente a minha inspiração mais forte para este álbum, mas não foi a única.
"Candyland" é uma viagem ao interior dos medos humanos ... todos nós temos algo que nos assusta .... que não podemos lutar, porque, no final, é parte de nós ... algo ligado com os nossos medos na infância, é a metade escura que grita ... e às vezes não podemos controlar isso ... e temos de caminhar lá fora, no lado escuro do mundo, fora desta sociedade .... cada canção tem a sua própria história, sua própria obsessão .... Eu vou de medos humanos para literatura, o lado escuro da literatura, como a "Máscara da Morte Vermelha" de Edgar Alan Poe ( "Seventh Room"), para Coleridge. "Opium Shades" é minha homenagem a Coleridge ... eu me perdi em seu delírio de ópio, enquanto ele escrevia seu Kublai Khan ..

Especificamente sobre "Resurrection Mary", é inspirada por uma história real de fantasmas na área de Chicago. Em 1930, vários homens que dirigiam a nordeste ao longo da Archer Avenue, entre o Ballroom Willowbrook e Cemitério da Ressurreição, relataram sobre uma jovem mulher que pedia carona. Esta jovem mulher vestia-se um pouco formalmente, com um vestido de festa branco, diziam ter o cabelo louro claro e olhos azuis. ela usava um xale fino, sapatos da dança, carregava uma pequena bolsa de mão. Quando o motorista se aproximava do Cemitério da Ressurreição, a jovem pede pedia para descer, e então ela desaparecia no cemitério ... Cada música tem sua própria história, histórias realmente sombrias.



RtM: Duas das nossas favoritas, além da faixa-título, são "Panasomnia", que tem um ritmo muito vibrante, e "Pierrot Lunaire", que assim como "Candyland", tem uma atmosfera mais tensa, mais pesada, destacando belas melodias na guitarra, além de seus vocais, sensuais e com linhas operísticas também. Eu gostaria que você comentasse um pouco mais sobre essas músicas.
Sonya: Estou feliz que vocês gostaram dessas músicas ... elas representam o lado gótico deste álbum.
"Candyland" foi a primeira música que escrevi para o novo álbum, tudo começou a partir daí ...
a canção é sobre esse maldito quarto visto através dos olhos de uma criança ... uma criança que foi abandonada pela mãe naquele lugar horrível e que, ano após ano, tem visto outras crianças morrem em torno dela .. aquele mundo de dor e paredes coloridas torna-se menor dia após dia, as paredes pareciam fechar-se em torno dela porque a menina tinha crescido ... mas ninguém conseguia escapar de Pennhurst, nem mesmo ela.

"Pierrot Lunaire" é uma canção profundamente triste e conta a história de um pierrot que queria dar um sorriso para as pessoas ao redor dele. Mas porque ele era diferente de todos os outros, tendo uma incrível tristeza dentro de sua alma, as pessoas normais o ignoravam, deixando-o sozinho, mas ele quer dar-se ao mundo, então ele decide rasgar o coração de seu peito, pintando um sorriso em seu rosto com o sangue, mas as pessoas fugiam gritando.

"Parasomnia" é uma canção na cara, esmagadora, rápida e louca. A canção é sobre um homem que tem medo de cair no sono, pois em seus pesadelos alguém tenta matá-lo, ele está em uma sala do hospital mental e desenha cruzes na parede para marcar o tempo e o passar dos dias, sem nunca dormir. Parassonia é o terror da noite, o medo inconsciente.

RtM: "Seventh Room" também é uma música que eu gostaria que você nos falasse mais, inclusive temos nela a participação de Fernando Ribeiro.
Sonya: Eu sempre amei Moonspell, eles são uma grande banda. Fernando tem uma grande voz e ele é um vocalista incrível, então eu decidi entrar em contato com ele. Fernando é realmente uma pessoa amável e uma profissional real. Ele ficou feliz com esta nova colaboração, como todos o grande artista que ele gosta de compartilhar e tentar algo novo com a música, e ele fez um excelente trabalho, me enviou um vídeo de sua gravação de "Seventh Room". Uma agradável surpresa. É uma grande honra e prazer ter sua voz no nosso último trabalho. Sobre a canção, é inspirada pela Máscara da Morte Vermelha, de E.A.Poe.

RtM: E sobre os elementos visuais e teatrais para a turnê do novo álbum, o que você está preparando?
Sonya: Estamos trabalhando nisso, eu gostaria de fazer um longo vídeo pra ser projetado no palco durante o show com imagens fortes, e também outras coisas que eu tenho em minha mente ... mas, vamos ver! Eu espero que vocês vejam o nosso novo show em breve.

RtM: Além de Gothic Metal, o estilo da banda é normalmente referido como "Vampiric Metal", inclusive citado como a criadora deste estilo. O que você acha sobre esta tag? Tags e subgêneros são mais negativas ou positivas?
Sonya: Eu acho que as tags ajudam as pessoas a encontrar coisas que elas gostam. Não é ruim. Na verdade, eu estou começando a aprender a usá-los em nossas redes sociais!! Eu não sou tão boa e eu ainda estou tentando entender como funcionam!

É como um vestido muito apertado que nós tentamos colocar necessariamente ..mas a realidade é que você não pode descrever a música em uma palavra ou em uma tag. Por trás de cada banda há ideias, pessoas, influências diferentes e anos de trabalho.


RtM: E o seu interesse e ligação com o tema do vampirismo? Como surgiu esse interesse, e também a oportunidade de usar este tema em uma banda?
Sonya: Eu sempre fui interessada em romances góticos, ocultismo, vampirismo e todo do lado escuro do mundo e do mundo invisível, desde que eu era muito pequena. Quando entrei na banda eu encontrei pessoas que compartilhavam os mesmos interesses e foi perfeito. Não houve coincidências. As coincidências não existem, era o destino. Então eu usei coisas que eu amo para escrever minhas letras, inspiradas por literatura, arte, poemas, esoterismo ..


RtM: Quando você se tornou a única vocalista do grupo, a banda acabou tomando uma nova direção em termos de som. Vocês viram como uma necessidade a fim de levar a banda a um outro nível, ou foi uma evolução natural do que estava acontecendo? Você poderia nos contar mais sobre como foi essa transição na época?
Sonya: Isso foi definitivamente um momento muito importante na nossa carreira. depois da nossa separação com o nosso ex-vocalista, decidimos tomar dois caminhos diferentes, seguirmos em frente com um som mais Gothic Metal, mais perto de nossas atitudes e nossa personalidade. Aquele foi um momento de uma grande mudança para a nossa banda. No início nós até procuramos um novo cantor, em seguida, a banda pediu-me para se tornar-me a única vocalista da banda. Eles disseram que era a melhor escolha. Foi um momento inesquecível, dentro de mim eu tinha emoções conflitantes, por um lado, eu estava muito feliz e grata à banda por me dar essa confiança, por outro lado, eu estava com medo, medo de encarar essa mudança importante, eu estava com medo de falhar .Mas foi tão natural em vez disso, eu pude me expressar livremente nas letras e na música e nós estamos aqui, depois de muitos álbuns importantes, prontos para o lançamento de "Candyland". Estou orgulhosa da minha banda.

"Quando entrei na banda eu encontrei pessoas que compartilhavam os mesmos interesses e foi perfeito. Não houve coincidências. As coincidências não existem, era o destino. "
RtM: O Theatres Des Vampires, também desenvolveu esse visual e postura mais teatral, e você com certeza é em grande parte responsável. Eu gostaria que você nos contasse mais sobre isso, esses elementos cênicos e teatrais que você usa, você estudou interpretação também? E como surgiu essa sua forma muito característica de vestir, e incorporando na banda esses elementos teatrais?
Sonya: Eu nunca estudei atuação, mas fui durante muitos anos uma bailarina clássica. Eu conheço o palco bem. A primeira vez que eu subi no palco eu tinha 5 anos de idade. A dança me ensinou a me expressar com o corpo, com o movimento, com a expressão facial. Sobre as roupas, eu tenho a minha estilista, a talentosa Katja, do DIKTATOR FASHION LAB. Além de ser uma grande amiga minha, Katja é realmente uma designer talentosa, a melhor em tudo, e ela conhece cada milímetro do meu corpo e cada canção do Theatres Des Vampires. Ela conhece a minha personalidade e ela sabe como criar para mim a roupa perfeita, dando-me a oportunidade de expressar-me totalmente e representar minha música da melhor maneira vampírica!


RtM: E para manter toda essa energia no palco, assim como sua sensualidade característica, que cuidados você para manter a sua forma física e beleza? Bom, sendo uma vampira, eu acredito que é fácil pra você manter-se sempre bela e cheia de energia! Ha ha ha
Sonya: Para ser sempre jovem você tem que realmente trabalhar para isso! Ha ha ha
Gosto de cuidar de mim mesma, eu sempre vou a academia porque eu sou uma pessoa muito ativa, e é muito bom para o meu corpo e minha alma. Isso é importante para o meu equilíbrio, caso contrário seria alguém muito nervosa, provavelmente... Adoro trekking, esquiar e fazer todos os esportes que vierem em sua mente ... até surfar...embora não seja tão boa neste! E na verdade, sempre serei uma vampira!
"Gosto de cuidar de mim mesma, eu sempre vou a academia porque eu sou uma pessoa muito ativa, e é muito bom para o meu corpo e minha alma."
RtM: E as suas expectativas em relação ao futuro?
Sonya: Eu espero que eu possa continuar o que eu já estou fazendo, sou grata e orgulhosa do que alcançamos até hoje, e eu quero agradecer à todas as pessoas e os fãs que acreditam em nós, se estamos aqui hoje para fazer esta entrevista, com um novo álbum, é apenas por causa de todos vocês. Espero continuar da melhor forma, espalhando nossa música em todo o mundo.


RTM: Grupos dos anos 70, como Alice Cooper e Kiss elevaram a outro nível esta questão de transformar um show de Rock em um espetáculo, e desde então sempre aparecem outros representantes, como o TDV, King Diamond, Rammstein, Ghost e também os seus conterrâneos do Deathless Legacy. Como você vê esse cenário hoje? Quais dessas bandas mais jovens você acha que incorporaram melhor esta questão de dar algo mais para o público?
Sonya: Eu acho que cada banda tem sua própria personalidade e deve expressá-la como eles preferirem. Há bandas que gostam de ter um grande efeito visual, já outras bandas concentram-se na música sem se preocupar muito sobre o resto, ambos são perfeitos. Todo mundo tem que fazer o que sente e o que pensa, sempre sendo ele mesmo. Para nós, o visual é uma parte muito importante, porque é parte de nós, da nossa maneira de ser, do que queremos transmitir ao nosso público. Queremos abraçar nossos fãs em uma espécie de incrível pesadelo.
Eu amo todas as bandas que você citou e eu amo seus shows. Eu acho que hoje ter o cuidado com a imagem e a música é importante. Mas a coisa mais importante é ter algo a dizer, uma personalidade e um grande som.

RtM: E o TDV já tem 22 anos de carreira, que balanço você faz dessas mais de duas décadas? Acredito que teremos muitas décadas de Theatres Des Vampires pela frente.
Sonya: Sinceramente não percebemos que todos esses anos se passaram!!! Nós certamente passamos por muitas mudanças na nossa banda, tanto na formação como na evolução musical, mas honestamente os nossos recursos e energia nunca vai esgotar, eu pessoalmente já estou pensando no próximo álbum, sobre quais questões vão me inspirar, criar novas letras. .. Gosto de começar tudo desde o começo, mais uma vez ... este é um trem sangrento que nunca para!!


RtM: você também é uma pessoa engajada em projetos sociais, gostaria de nos contar um pouco sobre isso.
Sonya: Ajudar aqueles que são menos afortunados do que nós é muito importante, e dá um significado diferente para a vida. Percebemos que a vida real é outra, é diferente, é feita de milhares de pequenas coisas que, em nosso egoísmo, não percebemos nesta sociedade. Nós nascemos na parte sortuda do mundo, e reclamamos todos os dias, nunca estamos satisfeitos. Eu tenho visto muitos países pobres, vi as crianças revirando em um grande depósito de lixo na Nicarágua, em busca de comida e procurando objetos para vender, eu vi países como Nepal destruídos após um terremoto, e fundações como Jay Nepal, da qual faço parte, estão tentando ajudar no dia a dia, trabalhando com pessoas do Nepal, metendo as mãos na lama para ajudar essas pessoas.

RTM: Você que teve a oportunidade de tantas experiências,  gostaria de saber a sua opinião sobre a sociedade e o ser humano hoje em dia.
Sonya: Eu acho que há muitas pessoas incríveis por aí, eu tenho tanta sorte de ter encontrado muitas delas. O que me assusta muito provavelmente é a nova geração ... eles não têm ideia a respeito do mundo, da música, da vida propriamente dita. Pra eles basta seguir as novas tendências sem acreditar em algo. Mas, nem todos eles são iguais. Conheço muitas pessoas jovens que são realmente inteligentes, e muitos deles seguem o Theatres Des Vampires, grandes caras! Sou orgulhosa de vocês!


"Ajudar aqueles que são menos afortunados do que nós é muito importante, e dá um significado diferente para a vida. Percebemos que a vida real é outra, feita de pequenas coisas..."
RtM: E quando você não está envolvida em projetos musicais ou sociais, o que você gosta de fazer no seu tempo livre? Leitura, viagens, cinema?
Sonya: Eu amo filmes, mas eu odeio ir ao cinema ... e eu nunca vou! Eu odeio sentar perto de pessoas que eu não sei quem são, para mim, assistir a um filme é um momento de relaxamento, então eu prefiro fazer isso na minha casa, com meus amigos e muitas cervejas ... e sangue! A coisa que eu mais gosto é viajar e visitar diferentes países cada vez mais, mas uma cerveja com os amigos é um das melhores coisas. Amigos e familiares são muito importantes para mim.

RtM: E uma Tour aqui na América do Sul? Esperamos que desta vez seja sem sobressaltos, porque, em 2012, infelizmente vocês não conseguiram desembarcar na Venezuela, afetando toda a turnê aqui na América do Sul! Você recebeu alguma explicação para tal atitude das autoridades desse país?
Sonya: Infelizmente, o cancelamento da turnê foi causada pela incapacidade de obter visto na Venezuela. Fomos parados na fronteira e forçados a voltar imediatamente, fazendo assim 24 horas de voo contínuas. Honestamente, eu não quero falar sobre isso, foi  uma situação muito ruim e eu realmente espero não passar esse tipo de coisa novamente. Enfim, depois voltamos para a América do Sul e também Brasil,  depois de alguns meses, e foi incrível. Agora, nós realmente esperamos voltar no próximo ano com "Candyland". Estamos ansiosos para voltar para o Brasil e América Latina!



RtM: Sonya foi um prazer falar com você, e trazer algumas novidades para seus fãs aqui, e também mostrar um pouco mais sobre você e a banda para os potenciais novos fãs! Sucesso, e nós esperamos vê-los aqui no Brasil em breve!
Sonya: Obrigada pela entrevista pessoal. Hoje estou realmente feliz, porque em poucos dias haverá o lançamento oficial do "Candyland" (N. do R.: o álbum foi lançado dia 14/10, e a entrevista realizada em 12/10). Eu sei que esta entrevista será publicada após isso, mas eu quero compartilhar com vocês meus sentimentos ... nós trabalhamos duro 3 anos para realizar este álbum e, finalmente, aqui estamos nós!
Então, eu realmente espero ir para o Brasil pessoal, vamos tentar fazer o nosso melhor para voltar. Obrigada pela sua atenção e por seu apoio! O SANGUE É VIDA!


Entrevista: Carlos Garcia, com colaboração de Raquel de Avelar



Sonya Scarlet Official Facebook
Theatres Des Vampires Facebook
Youtube
Resenha de "Candyland"


























Nenhum comentário: