quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Entrevista - Blackbriar: "Metal Melódico, Místico e Poderoso"



English Version Available
Não é novidade nenhuma o quanto a Holanda revelou de nomes de qualidade e importância para a cena Metálica, principalmente a partir do final dos anos 90, revelando também um rol de vocalistas femininas que estão também entre os nomes mais relevantes da cena, como Anneke Van Giersbergen, Floor Jansen, Simone Simons, Charlotte Wessels e Sharon Den Adel, só para citar algumas, e uma geração mais recente, de bandas e também vocalistas, segue o caminho natural das coisas e começam a conquistar seu espaço.

O Black Briar, da vocalista Zora Cock, é uma dessas bandas emergentes que já estão lutando pelo seu espaço. Formada em 2012, a banda vem trabalhando duro, lançando singles e vem preparando terreno para seu primeiro Full-Lenght, e Zora nos conta um pouco mais a respeito da banda, cuja sonoridade ela descreve como "Metal Melódico, Místico e Poderoso". Confira a seguir a conversa na íntegra:

RTM: Para começar, eu gostaria que você nos contasse um pouco sobre como a banda começou as atividades?
 
Zora: Eu conheci René (Bateria) na faculdade de música que frequentávamos, e nós começamos um projeto juntos. A música que fazíamos era bastante dark, misturando pop-music influenciada por Kate Bush. Um par de anos mais tarde, estávamos em um show onde o Slash era headliner e o Halestorm foi banda de apoio. O Halestorm explodiu completamente nossas mentes, o que nos provocou a vontade de fazer música com mais garra.

 Juntos, nós escrevemos e gravamos duas músicas ("I Like the Taste" e "Creatures of the Night"). Estas duas primeiras canções soaram tão bem para nós que decidimos procurar outros membros para a  banda. Bart foi o primeiro a juntar-se a nós. Nós nunca o tínhamos encontrado pessoalmente, mas o conhecíamos de outras bandas que ele tocava. Após a primeira reunião Bart apresentou um amigo dele (Rene Sempel) para  tocar baixo.

RtM: A Partir daí vocês já tinham uma banda formada. 
Zora: Sim, nós começamos a ensaiar juntos, mas logo nós sentimos que precisávamos de um segundo guitarrista para preencher melhor as músicas. Embora Rene S. tocasse baixo, ele realmente é um guitarrista. Rene Sempel então trouxe o Frank para assumir o baixo, e  assim que o nosso line-up foi fechado, em fevereiro de 2012. 

RTM: E como você descreveria o som do Blackbriar para as pessoas que não conhecem a banda? 
ZC: A melhor maneira de descrever a música do Blackbriar é "'Metal melódico, poderoso, místico e principalmente único."

RTM: E quais são as principais influências musicais da banda? Eu vejo que vocês trazem inspiração de alguns pioneiros do Gothic Metal, mas também trazem algo de novo, um som moderno, emocional e intenso. 
ZC: Kate Bush tem sido uma grande fonte de inspiração para mim. Seu estilo de cantar, letras e melodias tiveram uma grande influência na minha forma de compor.Bandas modernas de Metal, como Periphery, In This Moment e Textures são também uma grande fonte de inspiração para os membros da Blackbriar. Estas bandas têm um som incrível e suas canções são incríveis.


RTM: Vocês recentemente lançaram um vídeo para a canção "Until Eternity". Fale-nos um pouco mais sobre essa música e a produção do vídeo?
 ZC: Primeiro de tudo, a gravação do áudio para esta música foi um parto! Alugamos um estúdio para um fim de semana e tivemos um trabalhão para juntar tudo. Este estúdio não estava totalmente operacional, e basicamente tivemos que reconstruí-lo a partir do zero. Felizmente, conseguimos sem perder muito sono.O roteiro do vídeo e organizar tudo foi um trabalho árduo, mas valeu a pena o esforço."Until Eternity" (Até a Eternidade) é sobre um amor sem fim entre duas pessoas, e que encontram-se um ao outro em cada vida que vivem. A canção é inspirada pelo livro de Lauren Kate.Fazer este vídeo particularmente foi uma boa experiência de aprendizado, e que será útil para nós no futuro.

RTM: E como você tem sentido a receptividade do público a esta música e vídeo?

 ZC: A partir do momento em que fizemos o upload do vídeo no YouTube e redes sociais tudo correu rápido. Muitas pessoas compartilharam o vídeo e ele tem tido bastante views. As reações ao vídeo têm sido muito positivas.


RTM: A banda está preparando já um álbum completo? Já possuem gravações, previsões de lançamento?

 ZC: Estamos preparando um EP de imediato. Nós temos muito material para um álbum completo, mas não estamos satisfeitos com ele ainda. Nenhuma data de lançamento foi definida, mas nós estamos prevendo para o início de fevereiro!

RTM: Vocês vão lançar o álbum de forma independente ou já tem alguma proposta da gravadora? 

ZC: Independente é mais provável.

RTM: E quanto a você Zora? Conte-nos um pouquinho mais de como você começou sua carreira na música, suas influências e inspirações? 

ZC: Depois da escola secundária eu fui para a faculdade de música por 4 anos. Eu experimentei um onte de diferentes estilos de música, porque eu realmente não sabia o que eu queria. Na escola, conheci René e fizemos dois álbuns juntos. Não era Metal, mas eram canções dark pop. Logo depois, começamos a Blackbriar e eu finalmente encontrei o que eu estava procurando.
Um pouco de minhas influências são Kate Bush, Lana Del Rey, In This Moment, Halestorm e Flyleaf, e principalmente, obtenho a minha inspiração de livros, música ou minhas próprias experiências.

RtM: Zora, obrigado pela sua atenção, esperamos para falar novamente em breve assim que seu EP for lançado! Eu deixei o espaço final para que você envie uma mensagem aos leitores!
 ZC: Obrigada a todos pelo apoio! Carlos, obrigado por esta entrevista. O nosso primeiro EP está a caminho, fiquem de olho na gente!


Entrevista: Carlos Garcia


O Blackbriar é:
Zora Cock – Lead Vocals
Bart Winters – Lead Guitar
René Sempel – Rhythm Guitar
Frank Akkerman – Bass
René Boxem – Drums






4 comentários:

ludcarlos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ludcarlos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ludcarlos disse...

Sou editor do zine OBITUARY e gostaria muito de saber como faco para adiquiri algum material da sua banda para breve publicacao no zine se possivel entre em contato ludcarlos577@gmail.com

Unknown disse...

Uma das bandas mais cativantes dos últimos tempos.Sou muito fã da Zora. Vocal muito cativante e expressões que encantam os olhos.Parabéns.