quarta-feira, 8 de março de 2017

Nalle Pahlsson (Royal Mess, Therion): "Música é Expressão e Sentimento"



Talvez para alguns o nome NALLE PAHLSSON possa não soar familiar, mas para um fã de Hard Rock e conhecedor da cena suéca, certamente ligará o nome a bandas como Treat, Last Autumn's Dream, Easy Action, Vindictiv, AB/CD (tributo ao AC/DC que obteve reconhecimento expressivo em seu país), e mais recentemente Luciferian Light Orchestra e, claro, THERION, banda que Nalle assumiu o baixo desde 2008.  English Version

Com larga experiência e capacidade que vai além de um excelente baixista, e após tantos serviços prestados em álbuns de dezenas de bandas e artistas, seja como membro oficial, convidado ou músico contratado, em 2011 resolveu trabalhar em seu projeto solo, onde colocaria em prática sua capacidade como compositor, vocalista e multi-instrumentista, com a sonoridade voltada às bandas que lhe inspiraram desde garoto, simplesmente música vinda da alma e do coração, surgindo então o ROYAL MESS, que teve seu lançamento em 2015 pelo selo australiano Melodic Rock .

Conversamos com Nalle para trazer para você um pouco do trabalho deste importante e talentoso músico suéco, onde ele abre seu coração e nos conta sobre seu início na música, a paixão pelo Rock and Roll, um resumo da sua história como músico, os trabalhos que fez parte, a determinação em superar os problemas com o álcool, a entrada no Therion, o Royal Mess e muito mais. Confira e conheça um pouco mais deste verdadeiro Rocker!



RtM: Nalle, as pessoas que seguem o seu trabalho, sabe que você está sempre envolvido em vários projetos, então me diga, você tem alguma idéia de quantos álbuns você gravou, como membro ou convidado?
Nalle: Eu realmente não tenho ideia ........? Eu tenho que verificar isso algum dia .....(risos)

RtM: E como você começou na música? Quem foram as pessoas que o incentivaram no início?
Nalle: Foi meu irmão mais velho, Benny, que era 10 anos mais velho que eu, que me colocou no mundo do  rock. Ele é a base para uma parte muito grande do meu background musical. Ele tinha  álbuns com bandas e artistas legais e eu ouvia muito os discos dele quando eu era um garoto. Ele também tinha uma guitarra que eu aprendi a tocar sozinho.

RtM: E as primeiras bandas que chamaram sua atenção?
Nalle: No início foi Jimi Hendrix e The Rolling Stones. Um pouco mais tarde, descobri Deep Purple, Led Zeppelin e Black Sabbath ...... então The Sweet, KISS, Alice Cooper, Status Quo, David Bowie só para mencionar alguns ...... No final dos anos 70 eu também parti pra coisas mais progressivas, como UK, Genesis, Rush, Kansas, etc ....


RtM: Você é um grande fã e colecionador de Kiss, e logicamente é uma de suas bandas favoritas.
Nalle: Sim, KISS é absolutamente um dos meus grandes favoritos, mas tem, naturalmente, muito a ver com a sua imagem e tudo isso. Eles eram cartoons vivos! Eles eram como Superman ou Spiderman - mas eles eram reais! Eu descobri-os quando eu tinha 11 ou 12 anos de idade. Se você tivesse perguntado a mim ou a qualquer outro garoto naquele momento o que eles queriam ser, eles provavelmente diriam "um Rock Star ou um super-herói" - O KISS era ambos! Eles eram o sonho de um garotinho - e também tinha toda a  mística. Por cerca de uns 10 anos ninguém sabia como eles pareciam ou quem eram!

RtM: Especificamente sobre Kiss, que itens você mais gosta em sua coleção? Você tem alguma idéia de qual seria o item mais raro?
Nalle: Eu diria o meu livro autografado, do concerto de Estocolmo, Suécia 1976!

RtM: O que você achou dos últimos álbuns do Kiss? Como fã você espera que eles lançem material novo ainda? Alguns fãs não gostam de Tommy e Eric usando as máscaras clássicas. E você? É tipo fã radical ou com mente mais aberta? (risos)
Nalle: Eu acho que "Sonic Boom" é um álbum muito bom. "Monster" já não me deixou muito feliz. E eu tenho que ser honesto; mesmo sendo um fã do clássico line-up - A banda soa melhor hoje com Tommy Thayer e Eric Singer. Mas para mim - KISS sempre será  Gene, Paul, Peter & amp; Ace! Mas Tommy Thayer realmente soa mais como Ace Frehley do que Ace Frehley soa como ele mesmo hoje! KISS é mais como um "Espetáculo" que você vai assistir. E para mim está tudo bem! Se Tommy e Eric usam as máscaras dos membros originai? - Que assim seja! Eu não me importo! Façam o show! (Risos)

RtM: Voltando à sua carreira, qual foi sua primeira banda profissional? Lembro-me do AB/CD, uma banda tributo ao AC / DC, que teve um relativo sucesso lá na Suécia.
Nalle: O AB/CD foi formado por mim e alguns amigos de infância no final de 1983, e ainda tocamos de vez em quando. Nós realmente vendemos mais discos do que muitas outras bandas de hard rock do período, início e meados dos anos 90.

Malcolm Young com a camiseta do AB/CD, banda tributo a qual Nalle fez parte
RtM: Você também fez e faz parte de bandas tradicionais bem conhecidas como Treat e Vindictiv, conte-nos um pouco sobre sua colaboração nestas duas grandes bandas, especialmente Treat, que é amada por fãs do Hard Rock de todo o mundo.
Nalle: Eu me tornei um profissional como músico freelance e toquei com muitos artistas diferentes, suécos e dinamarqueses, entre 1983-2004 na verdade. Somente em 2005, com o TREAT, que eu realmente me juntei a "uma banda real", e em 2008 eu me juntei ao THERION.
Com o VINDICTIV eu gravei 4 álbuns .... mas eu não sou mais parte da banda.
Eu sou um grande fã de Göran Edman, que cantou nos 2 primeiros álbuns do Vindictiv.
Eu fui um membro do TREAT entre 2005-2012 e, na verdade, o álbum "Coup De Grace" que gravamos é uma grande realização para mim como um baixista. Ainda hoje eu recebo e-mails e as pessoas vem falar comigo e dizem o quanto eles amam esse álbum e que a minha performance nele é muito boa - e isso me faz feliz! :-) Eu realmente gosto desse tipo de Hard melódico.

RtM: A Suécia, por sinal, é reconhecida e respeitada como um grande produtor de excelentes bandas de Metal e Rock, mas principalmente do Hard Rock e Melodic Rock, citado por muitas publicações e jornalistas. Conte-nos um pouco sobre esse "fenômeno", e por que você acha que há tantas grandes bandas do estilo em seu país?
Nalle: Eu realmente não sei ......? Acho que fomos muito influenciados pelo rock britânico e americano e pela música pop nos anos 60, 70 e 80 ... e as pessoas suecas são geralmente muito organizadas e focadas. Suécos também são pessoas, em alguns aspectos, vistos como um pouco chatos e rigorosos... e talvez é assim que é? - mas talvez possamos colocar muito dos nossos sentimentos na música ..... (?) A música é realmente sobre expressar-se. E parece que sabemos como fazê-lo.

RtM: Dos lançamentos recentes, temos o álbum do Last Autumn's Drem, no qual a banda presta homenagem a vários clássicos, como Sweet and Kiss. Conte-nos um pouco mais sobre este lançamento, e como foi a escolha das músicas. Eu apostei que KISS era uma escolha sua!
Nalle: Nós fizemos algumas covers em álbuns anteriores do L.A.D. E nós realmente estávamos pensando em gravar um álbum completo de covers, quando chegou ao ponto de percebermos que teríamos muito pouco tempo para material original desta vez, foi uma boa oportunidade para fazê-lo. E nós realmente temos tido boas reações de todos os lugares até agora! Muitas das canções são tão anônimas que as pessoas no final vão acreditar que estas são nossas próprias músicas (risos) Nós escolhemos as músicas juntos e Jamie me disse para escolher uma canção do KISS. E foi a "All the way" do álbum "Hotter Than Hell"!

"No fundo eu sou um cara muito simples que adora música simples e poderosa."
RtM: Gathering of Kings é também um novo projeto no qual você está envolvido, e logo será lançado pela Melodic Rock Records. Conte-nos um pouco mais sobre este projeto, que tem muitos grandes músicos. Tenho ótimas expectativas !!
Nalle: Até agora nós só gravamos 2 músicas, mas parece que vamos gravar o resto do álbum em março-abril. Esperemos que seja lançado antes que este ano termine.

RtM: Sobre sua entrada no Therion, conte como foi o convite, e eu acredito que como músico deve ser muito gratificante pra você, porque a banda tem um som muito pessoal e original, e certamente foi e continua a ser um desafio para você como um músico.
Nalle: Thomas Vikström, que era um velho colega meu (agora um amigo querido) recomendou eu e Johan Kullberg quando Petter Karlsson e Johan Niemann sairam. Nós apenas fomos para uma sala de ensaio aqui em Estocolmo e tocamos algumas músicas. Uma deles foi "Blood Kingu" e mais uma que eu não consigo lembrar. Nós apenas tocamos as músicas e então Christofer Johnsson disse: "Soou bem- exatamente como o usual e como deveria ser" (algo assim) - Então, a coisa estava clara. Nos tornamos membros do novo line-up do Therion. Naquela época eu não tinha ideia de que Therion era tão popular na América do Sul e México. Fiquei totalmente chocado quando chegamos ao primeiro show na Cidade do México.

RtM: Eu vejo que você se sente muito bem no Therion, como Christopher sempre diz, é uma família, e ele sempre procurou pessoas que têm um ótimo relacionamento, não apenas internamente, mas também com os fãs.
Nalle: Sim, para mim a música deve ser sobre a amizade e se divertir juntos, e é assim que é no Therion. Nós nos sentimos confortáveis ​​uns com os outros e sentimos um profundo respeito pelos fãs! Sem os fãs você não é nada além de "só mais uma banda" ...

"Para mim a música deve ser sobre a amizade e se divertir juntos, e é assim que é no Therion. "
RtM: O Therion está finalizando as gravações de sua Rock Opera, e você também gravou partes das guitarras, e, claro, o baixo. Conte-me um pouco sobre as gravações, como estão suas expectativas em torno deste álbum.
Nalle: Estou realmente muito animado para ouvir o resultado final! Quando eu gravei as guitarras base e baixo não havia muito dos vocais gravados ainda, então eu realmente não sei como vai soar ...... Havia também muitos outros instrumentos faltando. Estou apenas me perguntando sobre ele ser tão longo!! 3,5 horas! Está indo totalmente contra a maré neste mundo "imediatista" que nós estamos vivendo hoje ...... Será que os fãs têm a força e a vontade de realmente entrar nele? Veremos......

RtM: Em 2015 você finalmente, depois de fazer parte de tantas bandas e colaborar com tantas pessoas, lançou seu álbum solo, ROYAL MESS. Conte-nos um pouco como você se sentiu sobre esse passo em sua carreira?
Nalle: Foi algo que eu tive na minha mente por muitos anos e eu senti que tinha que ser feito! E eu estou muito satisfeito com o resultado. Ele contém muito da música com a qual eu cresci, e que ainda hoje está lá no fundo do meu coração e minha alma. No fundo eu sou um cara muito simples que adora música simples e poderosa. Também me senti bem para mostrar às pessoas que eu sou não só um baixista, mas também um guitarrista, cantor, produtor e compositor.

RtM: E como surgiu a ideia ou a necessidade de lançar um solo? Você não sentiu essa necessidade antes?
Nalle: Eu acho que cada músico tem esse sonho. Fazer o seu próprio registro e mostrar aos outros o que você é capaz de fazer e para provar a si mesmo que você pode fazê-lo! É naturalmente também , muito de uma "coisa do ego".

"O Royal Mess contém muito da música com a qual eu cresci, e que ainda hoje está lá no fundo do meu coração e minha alma."
RtM: Você também pode mostrar sua habilidade como vocalista (recebendo muitos elogios por essa experiência), e multi-instrumentista, mostrando muito mais quem é Nalle como músico e compositor, e que sua veia é realmente Hard Rock, como Como Melodic Rock, Sleaze e AOR.
Nalle: Estou muito feliz por ter recebido todas essas boas críticas de todo o mundo. Eu sou tão grato que eu tenha tido tanto feedback de ouvintes e jornalistas! E sim - concordo; Eu me vejo como um verdadeiro Rocker! 

RtM: O fato de conhecer e colaborar com muitos artistas, eu também acredito, tornou possível ter muitos convidados especiais. Conte-nos um pouco sobre como você organizou as gravações e produção do álbum, tendo vários convidados para "distribuir" as músicas.
Nalle: Meu plano era trazer em amigos e colegas do ramo da música, os quais toquei ao vivo ou tinha gravado com eles - ou que eu só tinha alguma relação envolvendo o mundo da música. Eu consegui obter cerca de 25 convidados a bordo! Todo mundo que eu convidei estava disposto a participar! A maioria dos guitarristas gravou seus solos em seus próprios estúdios e depois enviou os arquivos para mim, logo depois que conversamos por telefone. Ainda há muitos amigos que eu quero ter em minhas gravações - então agora estou planejando o sucessor do meu primeiro álbum do Royal Mess!

RtM: Sobre o som, além do Hard Rock que tem essa característica de bandas suecas, eu senti muita influência de Kiss, algo bastante óbvio como sua influência. Eu gostaria que você nos contasse mais sobre suas inspirações na composição do álbum.
Nalle: Eu realmente nunca pensei de onde a inspiração veio para as canções...Eu não acho que você possa ouvir qualquer coisa que seja algum tipo de Rip-Off ou algo parecido ... mas claro, eu fui inspirado por KISS ....... e eu acho que você também pode ouvir algumas influências de AC/DC em "Gold Digger" .... O material que soa um pouco mais americano, eu acho que eu tenho minha inspiração em bandas como Journey, Foreigner e ToTo que eu amo muito.


"Eu decidi começar uma nova vida sem álcool. Fazem cerca de 6 anos que tomei a decisão - e eu me sinto melhor do que nunca!"
RtM: Em algumas letras você se aproximou de seu drama pessoal, que foi a luta contra o álcool, que felizmente você ganhou. Você poderia nos contar um pouco sobre isso, e que conselho ou encorajamento você daria a pessoas ou famílias que sofrem com esse tipo de problema?
Nalle: As pessoas me dizem que eu sou forte por ficar longe do álcool e assim por diante ..... mas eu gostaria de dizer que é mais uma decisão! Eu falhei um par de vezes, mas no final eu admiti que eu realmente tinha um problema com a bebida, e eu decidi começar uma nova vida sem álcool. Fazem cerca de 6 anos que tomei a decisão - e eu me sinto melhor do que nunca! Hoje eu realmente, muitas vezes, me sinto envergonhado de quanto as pessoas suecas são capazes de beber ...... O álcool é como uma religião aqui. Você não pode se divertir, você não pode ser você mesmo, você não pode ter um momento de lazer sem beber - e está sendo anunciado no Facebook o tempo todo. Beber álcool é o destaque da semana - ficar bêbado, sentir-se livre e feliz - Vamos lá! Seja você mesmo - tome uma bebida! Eu sei tudo isso - Porque eu já fui assim! Hoje eu sei melhor! Na verdade, somos muitos músicos aqui na Suécia que deixaram totalmente de beber.

RtM: Falando sobre algumas das canções, "Aces High" é uma grande abertura, referindo-se ao Hard Rock dos anos 80.
Nalle: Bom, para esta eu só tinha a música e o título. O refrão eu brinquei com as palavras por algum tempo ...... então eu mostrei para o meu co-escritor, Anders Lundquist, e ele veio com a história por trás do título. Eu acho que acabou ficando muito bom - É uma canção enérgica e feliz!

RtM: "Mr. Freedom" segue um lado mais Sleaze, com groove, e "The Pieces of My Heart" é uma Power Ballad, algo que não poderia faltar em um álbum do estilo! Gostaria que você comentasse um pouco mais sobre essas duas músicas.
Nalle: "Mr. Freedom" tem um pouco de influência de KISS no refrão eu acho. A letra que eu escrevi sobre como eu escapei da minha ex-namorada que era realmente ruim para mim, e é também sobre como eu fiquei livre da bebida. Minha história pesada na bebida começou quando eu estava com ela. Eu não quero culpá-la por tudo, mas ela era uma grande parte da minha situação naquela época ..... Eu queria ficar entorpecido e fugir da realidade ...
"The Pieces of My Heart" tem um toque de AOR americano no refrão ..... Os versos eu não tenho ideia de onde eu tirei. Eu acho que é uma balada muito original ..... As letras são mais sobre a vingança do que sentir tristeza, e tristeza depois de ser deixado por seu amor que você amou tanto, e depois lhe deixou.



RtM: Falando sobre mais duas das minhas favoritas, em "See you in My Dreams" podemos sentir uma carga muito emocional, e eu gostaria que você comentasse sobre ela.
Nalle: A canção foi 100% escrita para o meu irmão Benny que cometeu suicídio em 1986, época em que a canção também foi escrita. Sim, a música tem 30 anos! Algumas bandas e artistas a gravaram naquela época. As gravadoras amaram a canção ..... mas por algum motivo nunca foi lançada. Mas agora - está lá , no álbum. Infelizmente, há apenas algumas semanas, um dos caras que escreveram as letras completas da canção morreu - Nestor Geli - um grande cara.

RtM: Muito bom, "See you in my Dreams" tem uma grande história. E "From Rise to Fall", um Hard Rock muito cativante, que, como algumas outras faixas do álbum, imediatamente me lembrou Kiss, especialmente no coro e backing vocals! Muito bom!
Nalle: Para mim "From Rise To Fall" soa muito Def Leppard! Mas com certeza - KISS também! Isso está comigo! - Eu gosto disso também !

RtM: Finalizando sobre o Royal Mess, depois desta primeira experiência solo, você acha que será possível lançar um novo trabalho em breve? Como foram os resultados e a repercussão?
Nalle: A gravadora diz que estão prontos a qualquer hora para outro álbum do Royal Mess, então eu estou trabalhando nisso! CDs não estão vendendo muito hoje, mas as resenhas foram muito boas, assim estou muito feliz com ele!
"Para mim é absolutamente desinteressante quão rápido você é ou quanta técnica você precisa para tocar isso e aquilo...A música é expressão e sentimento."
RtM: Um elogio que eu gostaria de dar ao seu trabalho, é que você é um daqueles músicos que sempre põem muito sentimento nas composições, sempre procurando trazer uma contribuição significativa, e em seu álbum solo, podemos sentir esse sentimento e pegada. Uma coisa que me parece faltar em muitas bandas e músicos jovens hoje em dia, como vemos muitas "superproduções" e também um número muito grande de grupos soando muito semelhante e sem imaginação. Você acredita que isso é devido ao fato de que há muita preocupação em parecer perfeito, e esquecendo de pensar sobre a própria composição?
Nalle: Obrigado por suas palavras gentis! Em primeiro lugar eu acho que você deve "tocar música e tocar canções", e em segundo lugar você toca seu instrumento, você entende o que eu quero dizer? Eu não me importo de ser o baixista - o instrumento é apenas uma ferramenta que uso para expressar música. Há muitos virtuosos lá fora. Para mim é absolutamente desinteressante quão rápido você é ou quanta técnica você precisa para tocar isso e aquilo. Se você é assim, talvez deveria ser um atleta! 

A música é expressão e sentimento. E muitos jovens podem entrar de cabeça demais no que eles acreditam ser um estilo de vida rock'n'roll (?) Talvez eles estão mais pensando em ser um "rockstar legal" do que realmente performar (?) Mas o que eu sei .... E - alguns tendem a esquecer que tocar em uma banda é realmente um trabalho de equipe e não sobre si mesmo sendo um solista. Trata-se de ouvir mais os outros na banda do que ouvir a si mesmo na verdade.

Foto promocional de "Coup de Grace" (Treat)
RtM: Finalizando, se você tivesse que fazer uma "Time Line" de sua carreira, quais os dez álbuns mais importantes que você gravou? Apenas um pequeno "jogo" para fãs e pessoas que estão conhecendo, ou querem saber mais do seu trabalho.
Nalle: Vamos lá...
1.       “Royal Mess” - Nalle Påhlsson´s Royal Mess
2.       “Coup De Grace” - TREAT
3.       “That Makes One” - EASY ACTION
4.       “Vindictiv" – VINDICTIV
5.       “Virus” - Randy Piper´s ANIMAL
6.       “In Disguise” - L.A.D.
7.       "Sitra Ahra" – THERION
8.       “The Rock´n´Roll Devil – AB/CD
9.       “Pure” - CHRIS LANEY

10.  "Luciferian Light Orchestra" – Luciferian Light Orchestra

Last Autumn's Dream
RtM: Nalle, muito obrigado pela sua atenção, esperamos vê-lo em breve aqui na América do Sul!
Nalle: Obrigado a você também Carlos! Prazer em falar com você!

Entrevista: Carlos Garcia

Saiba mais sobre o artista:
Facebook
Royal Mess
Therion
Adquira o CD 















Nenhum comentário: