sábado, 22 de outubro de 2011

Mais Um Ponto do Time Charred Walls of the Damned


Tim Owens (Beyond Fear, Judas Priest, Iced Earth, Malmsteen) é um dos maiores vocalistas do Heavy Metal. Desde que entrou para o Judas Priest há uma década e meia, passando pelo conturbado Iced Earth (mas deixando um legado que será lembrado pelos fãs), alcançou o posto de um dos grandes frontman na ativa.

Mas também é lembrado por não durar muito em um projeto ou banda, já que desde que deixou o Iced Earth, iniciou carreira solo, canta para o Malmsteen (que de banda não tem nada, é carreira solo do guitar-hero), saiu excursionar com o Hail! (que contou também com o brazuca Andreas Kisser, do Sepultura), lançou o Dio Disciples (dream team que homenageia o mestre Dio), fora as inúmeras participações, como no Avantasia e no equivalente brasileiro Soulspell (CD que ainda não saiu).


Lider da banda, Richard volta com força total e é um dos melhores baterista da atualidade

Mas foi só Richard Christy (bateria) resolver voltar a pegar nas baquetas (o cara abandonou a música e passou a ser um comediante profissional!) que ele sabia muito bem quem chamar para sua nova banda, depois de ter feito história no Death, Control Denied e Iced Earth.

Ao lado de Jason Suecof (guitarra) e do ex-companheiro de Death e Iced Earth Steve DiGiorgio (baixo), Christy convidou Owens para a nova empreitada, mesmo correndo o risco de ter que dividir o vocalista com outras bandas.

Mas parece que a coisa está dando certo. Charred Walls of the Damned está se tornando a nova banda desse quarteto, para alívio dos fãs que curtiram o disco de estreia, o sensacional disco homônimo de 2010 (clique aqui e leia resenha do disco).

Tim Owens, multiprojetos, parece ter encontrado sua nova banda fixa

Acontece que com o foco todo no Charred, esses quatro caras, que só pela história que tem, mostram que não podemos esperar nada menos que grandes canções.

E são grandes canções que compõem o novo disco, “Cold Winds on Timeless Days” (2011).

Se a proposta da banda é fazer um som pesado, mas melódico, com harmonia total entre os instrumentos e a grande voz de Owens, eles conseguiram mais uma vez. “Cold Winds...” irá agradar tanto ou ainda mais quem curtiu o disco de estreia. Poderia ser considerado realmente uma sequência do anterior, o que, em hipótese alguma, é uma crítica negativa, pelo contrário, a sonoridade que eles estão criando é única, ou pelo menos bastante singular.

Riffs cortantes e rápidos de Suecof, aliados a solos em alta rotação, além do baixo mais marcante de DiGiorgio, fazem você sentir o poderio desses caras, pois a empolgação é total em todas as canções.

Mas, claro, não tenho como não destacar Christy. O cara é uma lenda. Quem conhece seu trabalho independente em qual banda, sempre lamentou que tivesse deixado a bateria para trás. Quando anunciou o retorno, não foram poucos que pensaram: “P*%$! O Cara voltou e vem disco clássico aí!”.

Dito e feito! Charred Walls of the Damned em três anos de existência nos brinda com dois ótimos discos que beiram a perfeição, porque além desse trio instrumental que sabe exatamente onde encaixar cada nota e com muito feeling, conta com Tim Owens, aquele que começou uma cópia de seu ídolo Rob Halford e agora tem sua própria história.

Ao longo de canções como “Guiding Me”, “Cold Winds” e “Timeless Days”, temos a velocidade, aliada aos refrães grudentos e harmônicos. Em “The Beast Outside My Window” temos uma bela introdução acústica, que estoura no peso característico.

Mesmo sendo um disco homogêneo de alta qualidade, não dá para não destacar em especial “Zerospan”, música de trabalho da banda, assim como “Ashes Falling Upon Us”, de cara minha preferida (quero saber se você não curtiria um som desses!), “On Unclean Ground” (sem palavras) e “Bloodworm”. De crítica negativa, só a capa (a do primeiro foi bem melhor).

Recentemente Tim Owens anunciou mais um projeto e os já fãs do Charred Walls temem que isso atrapalhe a banda, pois com dois discos na bagagem, a história de seus músicos, a tendência é de que a banda se torne uma das principais da cena atual mundial e que exista por muitos e muitos álbuns.

Stay on the Road


Texto: Eduardo Cadore

Fotos: Divulgação


Ficha Técnica

Banda: Charred Walls of the Damned

Álbum: Cold Winds on Timeless Days

Ano: 2011

País: EUA

Tipo: Heavy/Power/Thrash Metal

Selo: Metal Blade


Formação

Tim "Ripper" Owens (Vocais)
Jason Suecof (Guitarra)
Steve DiGiorgio (Baixo)
Richard Christy (Bateria)


Tracklist

1. Timeless Days
2. Ashes Falling Upon Us
3. Zerospan
4. Cold Winds
5. Lead the Way
6. Forever Marching On
7. Guiding Me
8. The Beast Outside My Window
9. On Unclean Ground
10. Bloodworm
11. Admire the Heroes
12. Avoid the Light


Acesse

Myspace

Site da Metal Blade

Facebook

Twitter

Site do Christy

Vídeo de “Zerospan” divulgando o disco aqui.

Nenhum comentário: