quarta-feira, 2 de maio de 2012

Zilla: A Evolução do Undeground

Nas últimas décadas o nosso undeground vem se especializando e por mais que alguns vocalistas afrescalhados venham querer meter pau é evidente que nossas bandas não devem nada para ninguém, tanto em termos como sonoridade, produção quanto na arte gráfica.

Banda do Distrito Federal
Prova irrefutável do que estou afirmando é o primeiro CD oficial da banda Zilla “Pragmatic Evolution” (2010) que, por mais que seja um trabalho recente, apresenta todos os aspectos para poder ser chamado de clássico. 


Para quem não está lembrado, a banda Zilla já apareceu aqui no Road na época que estávamos apresentando as bandas vencedoras das etapas do Wacken Metal Battle Brasil e nesse texto o redator já deixava claro que o trabalho em si era de uma qualidade impressionante, não é por menos que a banda saiu vencedora dessa etapa, onde estava disputando com grandes nomes como Mork e Bruto. Porém estávamos em divida com os bangers, afinal de contas esse trabalho merecia muito mais atenção por parte de todos que apreciam música extrema.



Na época dessa gravação a Zilla era composta por Lucas (vocal) Mark Nagash (guitarra e vocal), Roberto Bodão (guitarra), Wagner (baixo) e Victor (bateria) sendo que Nagash ainda é responsável por toda a arte gráfica que casa perfeitamente com a temática das letras que também são da alcunha do guitarrista. 



Já a produção ficou a cargo do produtor Caio Duarte (vocalista do Dynahead) e, vamos ser justos, esse cara é um baita produtor, pois ele consegue manter as raízes do estilo ao mesmo tempo que apresenta uma sonoridade moderna, comparável ao nível das produções europeias.


Mas é claro que nada disso ajudaria se a sonoridade fosse fraca e nesse quesito é que o Zilla mostra todo o seu potencial, apresentando uma sonoridade que permite passear entre o Death, Thrash e o Prog Metal lembrando desde os melhores momentos das crias vindas de Gotemburgo (como Arch Enemy), aliado aos momentos mais violentos do Death norte-americano (como Death).


Não existe nesse trabalho nenhuma faixa fraca. Cada uma possui um destaque e a cada audição mais e mais detalhes acabam sendo revelados, como as guitarras cortantes de “Neverending Violence” e “Down The Edge” (que paradinha é essa?). A faixa-título mostra porque tem a honra de nomear esse petardo, sem dúvida um hino da banda que ao vivo deve ser mortal. Ainda temos as contagiantes “Inner Vision”, “Massacre” e “Comfortable Pain”, só para citar algumas.


Irreparável! Esse é o melhor adjetivo para nomear essa obra vinda diretamente da nossa capital federal, e o melhor de tudo, a banda nos presenteou recentemente com um EP disponível para download “Misrule” que apresenta a banda ainda mais entrosada, ficou curioso? Então fique ligado em breve Zilla em entrevista exclusiva para o Road to Metal!



Texto: Luiz Harley

Revisão/edição: Eduardo Cadore / Renato Sanson

Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Zilla
Álbum: Pragmatic Evolution
Ano: 2010
País: Brasil 
Tipo: Death Metal Melódico
Gravadora/selo: Independente 

Formação
Lucas (Vocal)
Mark Nagash (Guitarra e Vocal)
Roberto Bodão (Guitarra) 
Wagner (Baixo)
Victor (Bateria)



Tracklist
01.
Intro - Disconnection
02. Neverending Violence
03. Down The Edge
04. Comfortable Pain
05. Pragmatic Evolution
06. Day To Crawl In Darkness
07. Inner Vision
08. March To The Abyss
09.
Massacre
10. Nothing But Chaos
11. Outnumbered

Assista a banda tocando na seletiva Wacken Metal Battle


Nenhum comentário: