segunda-feira, 25 de junho de 2012

Burzum: Metamorfose e Amadurecimento

Novo disco da lenda chamada Burzum e seu personagem Varg Vikernes


É um processo natural de cada ser humano ter a adolescência marcada por burradas homéricas, situações constrangedoras e principalmente se meter em muitas roubadas, porém vai passando o tempo e aí as pessoas vão envelhecendo e se tornando mais maduras e experientes (pelo menos na maioria dos casos). 

Podemos fazer essa analogia para muitas banda e como Burzum se trata de uma “one man band” fica tudo mais fácil. Afinal de contas, se fôssemos traçar uma lista de todas as atividades extra musicais que o seu mentor Varg Vikernes se envolveu passaríamos por assassinato, queima de igrejas, declarações racistas, xenofobicas, homofobicas, entre outras, o que lhe garantiram um julgamento extremamente divulgado pela mídia e alguns anos de cadeia.

O jovem Varg, representante de comportamentos extremos do Black Metal 

Mas vamos focar a parte musical que é o que nos interessa. Desde que saiu do xilindró, Varg vem amadurecendo suas composições. É claro que os fãs mais old school acabam torcendo o nariz, mas é fato consumando que “Belus” (2010), “Fallen” (2011) e agora “Umskiptar” (traduzindo quer dizer “metamorfose”) são grandes trabalhos e visionário que sempre foi o Burzum poderá  estar ditando as regras para o futuro e continuidade do Black Metal norueguês.

Não espere um álbum fácil, muito menos esporrento. A obra de Vikernes tem traços desafiadores desde sua essência, mas toda aquela agressividade de uma “War”, por exemplo, perdem espaço para interlúdios atmosféricos, guitarras limpas e baixo marcantes, tudo muito melhor gravado e arranjado, sendo que a aproximação com o Viking Metal praticado por hordas como Bathory ficam cada vez mais evidentes.

“Join” é uma bela canção que remete o que foi dito acima, por outro lado “Alfadanz” tem linhas de guitarra bem agressivas e belos arranjos “Æra” relembra quem é quem no Black Metal norueguês, os vocais roubam a cena, sendo que ao longo do trabalho você vai pensando que existem várias vozes em muitas faixas.

Compondo sozinho, músico tem experimentado novos caminhos no Metal

A trinca “Valgaldr”, “Galgviðr” e “Gullaldr” é Bathory puro, isso sim é Viking Metal, não aquelas ladainhas melódicas com machadinho na mão. Altamente recomendado.

Para finalizar um adendo sobre a parte temática do CD e ai o bicho pega, porque todo mundo sabe que o Varg tem alguns parafusos a menos, de acordo com o mesmo esse trabalho é uma luz contra a lógica judaico capitalista, a lógica racionalista, e suposta tecno ciência (?????). O que ele quer dizer com isso é um mistério, enigma maior é só o fato de mesmo sendo um sujeito egoísta, egocêntrico e totalmente maluco consegue produzir sozinho tanta música boa. Lançamento obrigatório para fã do Metal negro. 

Texto: Luiz Harley
Edição/revisão: Eduardo Cadore 
Fotos: Divulgação 

Ficha Técnica
Banda: Burzum
Álbum:  Umskiptar
Ano: 2012
País: Noruega
Tipo: Black/Viking Metal



Tracklist
01.Blóðstokkinn
02.Jóln
03.Alfadanz
04.HitHelgaTré
05.Æra
06.Heiðr
07.Valgaldr
08.Galgviðr
09.SurtrSunnan
10.Gullaldr
11. Níðhöggr

Acesse e conheça a banda: 

Nenhum comentário: