segunda-feira, 18 de junho de 2012

Nightmare: A Melhor Exportação do Heavy Metal Francês

Pioneiros do Heavy Metal francês com força total


A França não é um dos países mais tradicionais do Heavy Metal, mas tem lá seus méritos, afinal, é de lá que saiu aquele que é, provavelmente, o principal nome do Metal francês: Nightmare.
Infelizmente um hiato de dez anos sem atividades (do fim dos anos 80 ao fim dos 90) fez a banda cair no esquecimento (mas jamais entre seus fãs). A volta fenomenal com “Cosmovision” (1999), que inclusive foi o disco que me apresentou à banda, foi ajudada por grandes discos que se seguiram na última década, para culminar com seu mais recente lançamento, o magnânimo “The Burden of God” (2012), 8º disco da banda.

Banda caprichou muito em "The Burden of God"

Impossível ser imparcial diante do trabalho deste quinteto formado por Jo Amore (vocal), Franck Milleliri (guitarra), Yves Campion (baixo e vocais de apoio), Matt Asselberghs (guitarra e vocal de apoio) e David Amore (bateria e vocais de apoio), irmão de Jo. “The Burden of God” traz exatamente a proposta que se espera dessa pioneira banda francesa, a saber, Heavy Metal com Power Metal clássico, com muitos riffs certeiros, refrãos grudentos e de fácil assimilação, aliado à modernidade sonora que se confunde com a própria maturidade das composições que, embora simples, não são levianas, e sim bem construídas.
A produção é um passo à frente, contando com o trabalho de Patrick Liotard, além de ter sido gravado no já conhecido estúdio de Marseille.

A inconfundível voz e presença de Jo Amore 

Aqui cabe um desabafo: porque a banda precisou esperar quase três décadas (surgiu em 1979) para começar a obter reconhecimento fora de seu país de origem? A sonoridade é de gente grande, coisa que só os principais nomes de um país são capaz de fazer.
Impossível ouvir canções como “Sunrise in Hell” (que, após uma intro interessante, abre o disco), “The Preacher” (riff muito simples, mas grudento como cimento seco), “Crimson Empire” (está parece “sobra” de “Cosmovision”) e não ficar extasiado. Para isso, basta você gostar de Heavy/Power Metal (não confundir com sons de bandas como Gamma Ray ou Blind Guardian, a proposta é bem diferente) e pesquisar mais sobre o grupo.

Nightmare direto da França

Os grandes destaques ficam para, “The Dominion Gate (Part III)”, “Final Outcome” e “Afterlife”, curiosamente estas duas últimas foram compostas pelo produtor do álbum, mas a banda gostou tanto que gravaram e colocaram no álbum (para a alegria dos nosso ouvidos o/). As duas canções são obras-de-arte pura. Te pegarão na primeira audição!

O trabalho fenomenal dos vocais de Jo Amore (o cara deixa muitos “grandalhões” no chinelo, sendo que começou na banda como baterista) e da dupla de guitarristas Asselberghs e Milleliri merece destaque absoluto, pois o que fazem beira o absurdo (no bom sentido).
Nightmare mostra que, pelo menos na França, domina o país e, se os grandões não se cuidarem, Nightmare tomará a Europa mostrando que experiência não é sinônimo de acomodação. Forte candidato a melhor álbum do ano.

Stay on the Road

Texto: Eduardo Cadore
Edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação e Jedrig Leon

Ficha Técnica
Banda: Nightmare
Álbum: The Burden of God
Ano: 2012 
País: França
Tipo: Heavy/Power Metal Clássico
Selo: AFM Records

Formação
Jo Amore 
Franck Milleliri (Guitarra)
Yves Campion (Baixo e Vocais de Apoio)
Matt Asselberghs (Guitarra e Vocal de Apoio)
David Amore (Bateria e Vocais de Apoio)


Tracklist
1 - Gateways To The Void
2 - Sunrise In Hell
3 - The Burden Of God
4 - Crimson Empire
5 - Children Of Nation
6 - The Preacher
7 - Shattered Hearts
8 - The Doomsday Prediction
9 - The Dominion Gate part III
10 - Final Outcome

Acesse e conheça mais a banda
Site Oficial
Myspace
Facebook
Twitter
Soundcloud
Reverbnation
Youtube

Compre "The Burden of God" clicando aqui.

Nenhum comentário: