terça-feira, 26 de junho de 2012

Sabaton: Mantendo o Alto Nível

Um dos nomes mais fortes do Power Metal da atualidade

Power Metal sim e muito bem feito! É isso que vamos encontrar no sexto álbum de estúdio dos suecos do Sabaton, antes da desintegração total de sua formação (restando apenas o vocalista Joakim Brodén e o baixista Par Sundstrom) os suecos lançaram no mercado o maravilhoso “Carolus Rex” (2012).

Álbum que vem no mesmo nível de seus trabalhos anteriores, porém ainda mais agressivo e “pomposo”, fazendo as composições parecerem hinos de guerra, ainda mais com os vocais magníficos de Joakim com um timbre pouco convencional ao estilo, sem exageros e agudos irritantes.

A temática do álbum é toda em volta da ascensão e queda do Império Sueco (há uma versão do novo álbum cantado em sueco), onde foi necessário meses de pesquisas por parte dos músicos, que também contaram com o suporte do historiador sueco Bengt Liljegren.

Mas nada adiantaria o álbum ter uma temática envolvente, com composições brilhantes, se não tivesse uma qualidade sonora à altura, mas como os suecos cuidaram de cada detalhe envolvido, chamaram para produção do CD o mestre Peter Tägtgren que é conhecido mundialmente pelos seus trabalhos de produção com as bandas de Metal Extremo. Mas Peter mostrou que não manja apenas do lado negro da coisa, fazendo um trabalho soberbo, deixando uma qualidade sonora perfeita.

Sexto trabalho da banda exalta o Império Sueco

Então se você gosta daquele Power Metal cativante, com refrãos grandiosos e um instrumental pra lá de preciso e técnico, este é o álbum, composições como “The Lion From The North” e “1 6 4 8” farão você se sentir em um campo de batalha, pois dos riffs a cozinha, temos uma marcha de encontro à guerra, comandado pelos vocais de Jakim que esbanjam emoção e competência.

Do lado mais épico temos “Poltava” mostrando os belos arranjos de teclado feito por Daniel Myhr, que além dos teclados muito bem encaixados, temos as guitarras (e que guitarras!) comandas por Oskar Montelius e Rikard Sundén que mostram muito peso e riffs geniais, sem contar os solos altamente técnicos.

Infelizmente após o lançamento do álbum a banda acabou se desintegrando, mas não anunciaram seu fim, Joakim e Par continuam com a banda e já estão com novos músicos para dar continuidade à divulgação de “Carolus Rex” que com certeza é seu melhor lançamento até o momento. Então não perca tempo, pois se você gosta de um Power Metal com cara de campo de batalha, esta é a banda!


Resenha por: Renato Sanson
Revisão/edição: Renato Sanson/Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação


Ficha Técnica
Banda: Sabaton
Álbum: Carolus Rex
Ano: 2012
País: Suécia
Tipo: Power Metal
Selo: Nuclear Blast


Formação do álbum
Joakim Brodén (Vocal)
Par Sundstrom (Baixo)
Rickard Sundén (Guitarra)
Oskar Montelius (Guitarra) 
Daniel Mullback (Bateria)
Daniel Mÿhr (Teclado)



Tracklist
1 - Dominium Maris Baltici
2 - The Lion From The North
3 - Gott Mit Uns
4 - A Lifetime Of War
5 - 1 6 4 8
6 - The Carolean's Prayer
7 - Carolus Rex
8 - Killing Ground
9 - Poltava
10 - Long Live The King
11 - Ruina Imperii 

Acesse e conheça mais a banda
Facebook
Youtube
Twitter

Nenhum comentário: