terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Xandria: Mudanças e Constante Crescimento



A banda alemã XANDRIA está lançando o álbum “A Theater Of Dimensions”, via Napalm Records. Fundada em 1997, a banda já teve algumas mudanças de vocalista, e em 2013 foi anunciada a entrada de Dianne Van Giersbergen como nova vocalista.

Na faixa de abertura, “Where the Heart is Home”, Dianne já mostra todo seu potencial vocal, harmonizando de forma muito agradável com o coral e o instrumental. A épica “Death to the Holy”, tem uma pegada mais Power Metal, com riffs de guitarra bem trabalhados. A melodiosa “Forsaken Love”, é uma canção mais simples, com elementos folk a canção alterna entre a leveza dos teclados e instrumental mais leve.  Em “Call of Destiny”, os vocais de Dianne transmitem um clima mais dramático. “We are Murderers” é uma das músicas mais agressivas do álbum, na primeira audição foi impossível não comparar com as canções do Epica, já que a faixa conta com a participação de Björn Strid da banda SOILWORK e seus vocais rasgados.  


Mais uma bela balada, “Dark Night of the Soul”, mostra que Dianne Van Giersbergen não se limita apenas em vocais líricos, é uma das minhas canções favoritas. A sétima faixa do álbum, “When theWalls Came Down”, traz novamente uma orquestra bem arranjada e um belo vocal lírico no refrão. Quando começou o coro em “Ship of Doom” por um momento me senti transportada para uma capela de algum filme medieval, mas essa sensação é rapidamente quebrada, quando começa a instrumentação mais pesada. O toque especial da música é a participação de Ross Thompson, do VAN CANTO.

Logo em seguida, e para mim o momento mais inovador do álbum, a instrumental “Ceilí”, trazendo uma atmosfera bem irlandesa. Quando ouvi Song for “Sorrow and Owe” pela primeira vez fiquei muito incomodada, pois me lembrou em vários momentos “Deep Silent Complete” do Nightwish, tanto nos vocais quanto no instrumental, precisei ouvir algumas vezes até sentir que aquele era o XANDRIA e conseguir gostar da música.


Em “Burn Me” a banda apresenta um dueto interessante entre Dianne e Zaher Zorgati, da banda MYRATH. E finalmente minha música favorita “Queen of Hearts Reborn”, que merece um destaque especial para o solo de guitarra. A longa e teatral “Theater of Dimensions”, nos faz viajar à um ambiente circense, onde a suavidade reveza com o instrumental pesado a maior parte do tempo. Em seus 14 minutos de música, o ponto alto é a participação de Henning Basse do FIREWIND e seu vocal carregado de emoção. 

Apesar de gostar de todas as fases do XANDRIA confesso que sinto falta dos tempos de Lisa Middelhauve. A cada álbum a banda vem apresentando trabalhos cada vez mais sinfônicos e perdendo um pouco a originalidade de seus primeiros álbuns. Mesmo assim, gradativamente tem alcançado seu espaço entre as outras bandas já consolidas no estilo, como EPICA e NIGHTWISH. 

Texto: Raquel de Avelar
Revisão e Edição: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica:
Banda: Xandria
Álbum: "Theater of Dimensions" 2016
País: Alemanha
Estilo: Symphonic Metal
Selo: Napalm Records



Line-Up:
Dianne Van Giersbergen: Vocais
Marco Heubaum: Guitarras e Teclados
Gerit Lamn: Bateria
Philip Restemeier: Guitarra
Steven Wussow: Baixo



Track List:
1. "Where the Heart is Home"  6:53
2. "Death to the Holy" 4:46
3. "Forsaken Love" 4:20
4. "Call of Destiny" 4:10
5. "We Are Murderers (We All)" 5:49
6. "Dark Night of the Soul" 5:21
7. "When the Walls Came Down (Heartache Was Born)"  5:11
8. "Ship of Doom"   4:50
9. "Ceilí" 3:21
10. "Song for Sorrow and Woe"  5:24
11. "Burn Me"  4:42
12. "Queen of Hearts Reborn"   5:16
13. "A Theater of Dimensions"   14:20

Canais Oficiais:
Site
Facebook

Nenhum comentário: